Gato Abissínio: saiba tudo sobre essa raça encantadora

gato abssínio
Gato Abissínio(Reprodução: Pixabay)

O gato Abissínio é uma das raças mais fascinantes do mundo felino. Ele é considerado uma das raças mais antigas que existem e teve origem na Etiópia.

Dono de um corpo bem proporcionado, ele combina charme, inteligência e uma energia inesgotável que conquista qualquer amante de gatos. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o gato Abissínio.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça incrível. Confira!

Origem da raça

Acredita-se que o gato Abissínio tenha tido origem na Etiópia, de onde o seu nome “abissínio” vem da Abissínia, nome antigo da atual Etiópia. A raça foi aperfeiçoada e padronizada no Reino Unido, a partir do final do século XIX.

Sendo que o primeiro exemplar da raça no Ocidente foi nomeado de Zula, e foi exibido em Londres poucos anos depois, despertando grande interesse por sua aparência exótica. Desde então, criadores europeus refinaram a raça, estabelecendo o padrão moderno que conhecemos hoje.

Características Físicas do gato Abissínio

Em relação às características físicas, o gato Abissínio é conhecido pela sua aparência elegante. Sendo assim, ele é um gato de porte médio, ou seja, os machos poderão pesar até 5 quilos, enquanto as fêmeas poderão pesar até 4 quilos. A altura poderá ser de até 30 centímetros.

O corpo dele é bem proporcionado, a cabeça é triangular e suavemente arredondada. Os olhos são grandes e as cores poderão variar entre âmbar, dourado, verde ou avelã, e as orelhas são grandes.

No quesito pelagem, ela é curta, fina e sedosa. Em que o padrão de pelagem é chamado “ticked tabby”, onde cada pelo possui várias faixas de cor (normalmente 2 a 4 tons diferentes), criando um efeito luminoso e vibrante. As cores poderão ser ruddy (marrom avermelhado), sorrel (canela), azul, fawn (bege claro).

A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver mais.

Personalidade do gato Abissínio

A personalidade do gato Abissínio combina energia, curiosidade e inteligência. Sendo assim, ele não é um gatinho que gosta de passar o dia todo descansando, ele explora cada canto da casa, investiga novidades e está sempre em movimento.

Além disso, ele é super sociável, carinhoso e afetuoso, ou seja, gosta de estar perto das pessoas, segue os tutores pela casa e participa ativamente da rotina da casa. Também poderá conviver bem com outros animais, como, por exemplo, outros gatos e pessoas desconhecidas.

Diferente de raças mais “falantes” como o Siamês, o abissínio é mais discreto vocalmente. Desse modo, ele poderá emitir miados suaves para se comunicar.

Cuidados com a raça

O gato Abissínio precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa forma, referente à pelagem, ela deverá ser escovada pelo menos uma vez na semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem.

Como ele é um gatinho cheio de energia, ele precisará de brinquedos interativos, prateleiras para escalar e arranhadores. Além disso, sessões de brincadeiras com os tutores poderão ser necessárias para que ele não fique entediado.

Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, limpeza das orelhas e dos olhos, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal para ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Qual é o preço do gato Abissínio?

O preço do gato Abissínio poderá ser de até 4 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar se o gato é macho ou fêmea e conforme a localização geográfica.

Antes de adquirir um gato dessa raça, faça uma visita ao gatil para verificar as condições em que eles tratam os animais que vivem nesse local.

Além disso, considere a adoção de um gato Abissínio ou até mesmo de um gatinho sem raça definida. Você poderá encontrar para adoção em ONGs de animais ou até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça ou dedicado a gatos em geral. Adote!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.