7 fatos que deverá considerar antes de adotar uma calopsita

Fatos que deverá considerar antes de adotar uma calopsita. Reprodução: Pixabay

As calopsitas são aves, são lindas, exóticas e muito sociáveis que está conquistando o coração de muitas pessoas. Elas possuem a personalidade dócil e podem construir laços marcantes com os seus tutores.

Se você adotou uma a pouco tempo ou está pensando em adotar uma poderá ficar por dentro de curiosidades e fatos dessa ave maravilhosa que encanta cada dia mais os tutores. Nesse texto, iremos dizer fatos que deverá considerar antes de adotar uma calopsita.

Qual a origem das calopsitas?

As calopsitas surgiram na Austrália, ou seja, nesse local é possível encontrar essas aves soltas na natureza. Elas foram trazidas para a Europa, pelos ingleses, local em que começaram a ser criadas e espalhadas para o restante do mundo. No Brasil, elas chegaram apenas em 1970, onde ficou muito popular como animal de estimação.

Características gerais da calopsita

As principais características da calopsita são:

  • Cores: Cinza, amarelo e rosa
  • Tamanho: 30 a 35 centímetros
  • Peso: 130 gramas
  • Expectativa de vida: 30 anos

É importante se atentar que as características citadas acima podem variar conforme a espécie.

O que é preciso saber antes de adotar uma calopsita?

Cada vez mais as pessoas estão buscando em adotar aves ao invés de animais de estimação mais populares, como cães e gatos. A calopsita se faz uma excelente opção, pois se apresentam como excelentes companhias aos humanos.

Não queremos desestimular a adoção das calopsitas,queremos que você saiba todos os pontos antes de adotar uma. Os principais pontos que você precisa considerar antes de adotar uma calopsita são:

1-Precisará interagir com ela

Sempre terá que dar atenção a sua calopsita, isso faz com que ela fique sempre fique mansa. Diferentemente dos animais domésticos, se você ficar muito tempo sem brincar com elas, pode ocorrer das mesmas ficarem tristes. Isso ocorre, devido ao fato que elas são animais que são acostumados a viverem em bando. Assim, não as deixe sozinhas.

2-Pode ser o seu despertador

Essas aves podem fazer muito barulho desde cedo. O barulho pode ser muito alto, pois o canto dela pode ser muito alto e também as fêmeas podem gritar.

Então se você gosta de acordar bem cedinho, adotar uma essa ave pode ser uma ótima opção de despertador para você. Caso não goste de muito barulho, ou more em condomínios deverá repensar em adotar uma calopsita.

3-Fazem muita bagunça

Não se surpreenda se na área que que está a gaiola da sua ave estiver muito bagunçado. Isso se deve ao fato que essas aves são muito bagunceiras e ficam ativas a todo o momento. Assim, elas podem sujar o ambiente enquanto elas comem e retirar os brinquedos do lugar.

4-Calopsitas podem destruir seus objetos

Se você deseja criar a sua ave solta pela casa, é melhor não deixar qualquer objeto no alcance delas, principalmente, chinelos, carregadores de celular, dentre outras coisas desse gênero. Isso acontece, uma vez que elas amam brincar com esse tipo de objetos e passam a melhor parte do tempo destruindo as coisas.

5-Alta expectativa de vida

Se você está pensando em adotar uma precisa saber que a expectativa de vida delas é alta. Dessa maneira, se você oferecer todos os cuidados necessários, elas podem viver mais até que os cães e os gatos.

6-Elas não gostam de ficar sozinhas

Esses animais são acostumados a viverem em bando. Dessa maneira, elas não gostam de passar longos períodos sozinhas. No entanto, elas podem considerar você como parte do bando delas, principalmente se você interagir muito com elas.

Caso não dê a atenção que elas precisam, podem ficar tristes. Então se você não possui muito tempo disponível para a sua ave, o melhor é adotar duas calopsitas. Assim, podem fazer companhia uma para a outra.

7-São extremamente curiosas

Lidar com uma calopsita pode ser muito diferente do que lidar com animais, como por exemplo, gatos e cachorros. Isso ocorre, uma vez que elas são presas na natureza. Entretanto, se você souber lidar com elas, pode ser que elas fiquem bastante curiosas e queiram explorar cada canto da sua casa e todas pessoas que moram com você.

Como se preparar para receber uma calopsita?

Para receber uma calopsita em casa, primeiramente deverá providenciar uma gaiola bem espaçosa, já que elas são muito ativas e gostam de se moverem. Essa gaiola deverá ser instalada em um local em que não poderá ocorrer correntes de vento e nem incidir a luz do sol naturalmente.

Além disso, para estimular o comportamento inato dessas aves, deverá providenciar brinquedos para mantê-las distraídas durante algum período em que não poderá dar atenção a elas.

Considerações Finais

Ao adotar uma calopsita você terá que ter em mente que você está levando uma ave para casa, não um animal com um gato ou um cachorro. Dessa forma, você terá que se adaptar aos hábitos dessa ave.

Assim, você deverá esperar que ela não queira interagir muito com você, já que ela está em um ambiente estranho. Você deverá deixá-la quieta no cantinho dela, após uns dias com certeza ela poderá acostumar em sua casa.

Deverá considerar alguns pontos da personalidade desse animal, para que você não tenha surpresas ao adotar uma, como, não gostar de passar muito tempo sozinha e fazer muito barulho ao amanhecer.

Essas aves são muito sociáveis e geralmente convivem muito bem com outras calopsitas.

Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado de saber dos fatos antes de adotar uma calopsitas e curiosidades dessas aves. Se você quer saber mais sobre o comportamento das calopsitas, veja esse texto, Comportamentos das calopsitas e o que eles significam.

LEIA MAIS

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário. Compartilhe esse texto com seus amigos.

Vale lembrar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para saber mais sobre as calopsitas.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.