O enriquecimento ambiental serve para que o seu animal possa reduzir os maus comportamentos e desenvolver hábitos naturais que são inerentes a eles. Dessa forma, ele propicia a formação de bons hábitos e a sensação de bem-estar no seu cachorro.
Além disso, ele é importante para garantir uma melhor qualidade de vida para o seu cachorro. E ,também ajuda os mesmos a melhorarem em relação a problemas de comportamento. Nesse texto, irei dar dicas a cerca do enriquecimento ambiental e como você poderá implantá-lo em sua casa.
Por que investir no enriquecimento ambiental?
É muito importante investir no mesmo, já que ele poderá eliminar hábitos que não são considerados tão saudáveis ao animal e ajudá-lo a manter em forma. Praticar várias atividades também auxiliará na diminuição do estresse e do tédio.
Desse modo, o mesmo ajuda os animais a gastarem energia. Assim, como os humanos, os animais necessitam de atividades para distraí-los. Dessa forma, o enriquecimento ambiental é muito importante já que ele auxilia no quesito de distrair os mesmos para evitar problemas comportamentais dos animais.
Nós humanos temos o nosso enriquecimento ambiental, como televisores e celulares, livros, passeios, dentre outros. Assim, é necessário que você tenha que deixar um ambiente enriquecido para o se cachorro distrair.
Já que o cão tende a ficar mais ativo ao longo do dia, já que na ancestralidade dos mesmos eles tinham o trabalho de caçar e farejar.
Quais os tipos de enriquecimento ambiental para cães?
Atualmente, existem cinco tipos de enriquecimento ambiental. Físico, sensorial, social, nutricional e cognitivo. Eles consistem em basicamente em fornecer estímulos para os cachorros se comportarem da mesma forma em que os seus principais antepassados e explorarem vários ambientes.
Por exemplo, o enriquecimento social compreende a socialização dos cachorros com outros membros da mesma espécie ou seres humanos, já o enriquecimento físico consiste na criação de espaços com brinquedos e objetos para exercícios físicos e mentais.
Dicas para implantar o enriquecimento ambiental
Existem diversas formas de executar o mesmo. No mercado existem diversas opções de brinquedos, entretanto, você mesmo poderá construir formas para que o seu cão exercite a mente.
As principais dicas para implantar o enriquecimento ambiental para cachorros são:
1-Troque o comedouro
Você deverá trocar o comedouro do seu doguinho e deverá colocar a comida em um brinquedo. Isso faz muito bem para ele, pois irá ocupar bastante o tempo dele e irá ajudá-lo a desenvolver coordenação motora, instinto de faro e melhora a mente dele.
Poderá, por exemplo, fazer um brinquedo de garrafa pet e colocar comida dentro dele. Assim, poderá deixar o seu cachorro brincando para que ele consiga caçar a alimentação.
2-Adquira brinquedos que estimulem o sensorial
Deverá estimular os cinco sentidos do seu cachorro. Assim, poderá adquirir brinquedos para isso. Como, por exemplo, brinquedos que fazem barulho e tenham textura.
3-Enriquecimento ambiental através de sons
A audição é um sentido muito importante para os cães. Dessa maneira, poderá ligar uma televisão ou até mesmo um rádio em sons relaxantes que deixe o mesmo tranquilo.
4-Estimule a visão
A visão não é o foco maior para os cachorros, mas isso não quer dizer que eles não precisam ser estimulados. Assim, deverá passear com o seu cachorro para que ele veja cenários novos e possa se distrair ou até mesmo colocá-lo na janela e varanda da sua casa.
Entretanto, essa janela deverá estar telada e não poderá ter acesso à rua. Ligar uma televisão também poderá auxiliar nesse processo. Atualmente existem vários canais para cachorros.
Isso é super importante para os que são ansiosos e poderá fazer com que ele relaxe e curta a tranquilidade.
5-Usando o olfato no enriquecimento ambiental
O olfato é o melhor sentido do cão, em que ele consegue perceber mais as coisas. Assim, poderá esconder petiscos em lugares da sua casa, ou em lugares apropriados.
Desta forma, poderá contar com tapetes que contém vários entremeados em que consiga esconder a comida dentro. No entanto, também é possível colocar embaixo de potes e caixas.
É válido destacar que não deverá abusar nas fragrâncias, como, por exemplo, perfumes para estimular o olfato do seu cachorro.
6-Estimule o paladar
Quase toda a forma de enriquecimento ambiental utilizará o paladar. Entretanto, você não deverá dificultar muito o acesso ao alimento do seu cão.
No início, deverá começar mais fácil para que ele entenda como funciona e depois ir aumentando gradativamente o grau de dificuldade. Utilizar a estimulação ambiental para o se cão se alimenta ajudará a diminuir a ansiedade e fará com que ele coma mais devagar.
7-Atividades físicas
Exercitar ajuda o cachorro a gastar energia e a serem mais tranquilos e com uma melhor qualidade de vida. Não deixe de gastar energia do seu pet, saia para passear e leve a ele em ambientes que ele possa brincar.
Considerações Finais
O enriquecimento ambiental consiste em preparar o ambiente para que o seu cachorro saia do tédio. Ele consegue fazer com que o seu pet melhore o comportamento, pois faz com que ele possua atividades para realizar durante o período em que ele está acordado.
Assim, como existem coisas que estimulam os humanos como televisores, celulares e livros, deverá ter objetos que ajudem os cães a exercitarem a mente deles e para isso que serve essa forma de mudar o ambiente.
Lembre-se que deverá supervisioná-lo para que não corra o risco de algum brinquedo não solte nenhuma peça.
LEIA MAIS
- Como socializar cachorro com pessoas? Veja o passo a passo
- Adestrar cachorro filhote: veja quatro dicas passo a passo
- Cachorro adulto: sete motivos para adotar um cão nessa idade
- Dez atitudes que os cães odeiam que os humanos fazem
Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário. Compartilhe com os seus amigos.
Vale lembrar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.