Dobermann: o que todos deveriam saber sobre essa raça leal

Dobermann: descubra curiosidades sobre a raça mais fiel ao tutor. Reprodução: Pixabay

O dobermann é considerado o cachorro mais leal do mundo canino. Esse peludo é muito destemido e brincalhão, e está sempre em estado de alerta. Por ser muito elegante, nos locais em que passa é o centro das atenções.

A inteligência e a lealdade são os pontos de destaque dessa raça. Possui a personalidade forte, é ágil e equilibrado. No texto de hoje iremos citar as características e curiosidades sobre esse nobre cachorro.

Características físicas dos Dobermanns

O Dobermann é um cachorro de porte médio. Sendo assim, eles podem medir até 72 centímetros e pesar até 45 quilos. A expectativa de vida da raça é de 16 anos.

A pelagem é curta e lisa. A cor da pelagem é geralmente preta, com marcas de ferradura de cor avermelhada acastanhada na parte superior dos olhos, focinho, garganta, peito, pernas e patas. Também existem variações de cor como o Dobermann de cor marrom (chocolate) e Dobermann azul

Origem do Dobermann

É uma raça relativamente recente desenvolvida na Alemanha no século XIX. Segundo os relatos existentes, foram criados para serem cães de guardas especialistas.

O criador dessa raça, Luis Dobermann, fazia diversas viagens e necessitava de um cachorro para protegê-lo. Assim, ele queria uma raça que fosse inteligente, ágil, valente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Com o passar do tempo a raça foi ficando cada vez mais forte e elegante.

Por serem fortes, inteligentes, corajosos e obedientes suas patentes foram subindo e passaram a serem utilizados como cães policiais.

Qual é o temperamento do Dobermann?

Essa raça de cachorro possui um temperamento de dominância. Além de possuir muita energia, possui uma personalidade equilibrada e firme. Entretanto, eles não são indicados para pessoas que irão adotar um cachorro pela primeira vez e sim para tutores que já possuem certa experiência com cães.

São muito meigos e gostam muito da companhia dos tutores. Podem conviver bem com crianças e idosos. Além de serem muito versáteis, podem ser utilizados como cães de guarda e proteção pessoal, como assistenciais para pessoas com deficiência e como cães policiais.

Quais as vantagens de ter um Dobermann?

Essa raça de cachorro é extremamente inteligente e altamente treinável e que, ao mesmo tempo, é muito apegada aos donos e protetores. Também não late com muita frequência, podem fazer isso somente quando é necessário para dar um alerta.

Por eles possuírem uma pelagem curta o cuidado com a mesma é muito fácil. Dessa maneira, não soltam muitos pelos e não necessitam de banhos constantes, e os próprios tutores podem dar banho em casa.

Quais as desvantagens de ter um Dobermann?

Os dobermanns são cães que não são adaptáveis a ambientes. Assim, caso possua um espaço pequeno um cachorro dessa raça não cabe na sua vida nesse momento. Além disso, eles precisam ser adestrados e de passeios diários, pois são muito velozes e enérgicos.

Nesse caso o tutor deverá ter tempo todos os dias para ensiná-los os comandos básicos e levá-los para dar uma volta. Caso fiquem sem adestramento e passeios, podem destruir os seus pertences como a cama e os brinquedos.

Curiosidades sobre os Dobermanns

As principais curiosidades dessa raça são:

1-São utilizados como cães policiais

Esses cães podem ser utilizados como cães policiais em operações de busca e salvamento de pessoas. Isso se deve ao fato que é muito fácil treinar um dobermann, pois eles são muito inteligentes. Apesar de serem utilizados como cães policiais, podem ser utilizados também com cães guia e cães terapia.

2-Precisam de muita atenção

Esse cachorro precisa muito da atenção dos tutores. Dessa forma, eles não gostam de passar longos períodos sozinhos. Devido a essa característica da personalidade dele, além de serem utilizados para o trabalho, também, os dobermanns podem ser cachorros de companhia. Eles são muito fies a sua família.

3-Precisam de socialização

Apesar de serem muito dóceis, eles precisam ser socializados com pessoas e outros animais desde filhotes. Isso ocorre, uma vez que gostam muito de proteger os membros da família e não toleram muito estranhos. Ademais, eles precisam de socialização para conviver bem com outros animais, como gatos e outros cachorros.

4-Dobermanns são muito inteligentes

São muito inteligentes e podem aprender vários comandos rapidamente. Para isso, é necessário utilizar o sistema de reforço positivo para adestrá-los.

É de suma importância que treiná-lo todos os dias, pois eles são muito inteligentes e possuem muita energia mental. Não vivem nem em espaços pequenos e em apartamentos, já que precisam de muita atividade física diariamente.

5-Possuem muita energia física

Gostam muito de práticas exercícios físicos, sendo que se destacam na corrida, em que podem atingir uma alta velocidade em pouco tempo.

Também, possuem muita habilidade em saltos e em longas caminhadas. Como necessitam de passeios longos e diários. Mas também, quando estão em casa necessitam de enriquecimento ambiental para se manterem equilibrados.

6- Participam muito de filmes

Eles são muito utilizados em filmes e séries no cinema internacional. Em seus papéis, sempre são retratados em personagens fortes, corajosos e leais aos tutores o como cães policiais.

Considerações Finais

Os Dobermanns são cães muito afetuosos, obedientes, companheiros e leais aos donos, por isso eles são uma excelente companhia para os mesmos.

Foram criados originalmente para serem cães de guarda e protetores. Atualmente possuem a capacidade de desenvolverem várias funções, como, cães policiais e cães terapia. Ademais, também podem ser cachorros de companhia.

Ademais, esses cães gostam muito de correr e de ter atividades todos os momentos, não gostam de ficar longe da família e se não adaptam a diferentes ambientes. São considerados muito elegantes e possui uma pelagem fácil para cuidar.

LEIA MAIS

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. As informações contidas nesse texto não substituem o acompanhamento do veterinário ou outro profissional da área. Não recomendamos serviços ou produtos.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.