
Existem algumas diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso, sendo duas raças frequentemente confundidas devido à sua aparência semelhante. Mesmo que eles sejam cachorros pequenos, de pelagem longa e com origem no Tibete, algumas características da personalidade, aparência e nível de atividade poderão as distinguir.
O Shih Tzu poderá ser um cachorro dócil e sociável, e o Lhasa Apso independente e possuir o instinto protetor. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer quais são as principais diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura desse texto e descubra os principais pontos que diferenciam essas raças. Confira!
Diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso: aparência, personalidade e tamanho
O Shih Tzu e o Lhasa Apso poderão compartilhar entre si várias semelhanças, como, por exemplo, ter porte pequeno e pelagem exuberante. No entanto, existem várias diferenças entre eles. Vejam abaixo quais são as principais:
Diferenças entre Shih Tzu e Lasha Apso: Tamanho e peso
O peso e o tamanho de ambas as raças podem variar, mas, em geral, o Lhasa Apso tende a ser um pouco maior e mais pesado que o Shih Tzu. A diferença, porém, não é muito significativa. Enquanto o Lhasa Apso pode atingir até 30 centímetros de altura e pesar até 8 quilos, o Shih Tzu costuma chegar ao máximo 28 centímetros e 7 quilos.
Aparência
Embora tenham uma aparência bastante semelhante, algumas diferenças sutis podem ser notadas entre as duas raças.
O Shih Tzu possui um focinho mais curto e achatado, o que lhe confere uma expressão mais delicada. Sua pelagem tende a ser mais macia e sedosa, seus olhos são maiores e arredondados, e suas orelhas parecem mais volumosas devido à densidade dos pelos.
Já o Lhasa Apso tem um focinho mais alongado, o que lhe dá uma expressão mais séria. Sua pelagem é geralmente mais áspera e lisa, e seus olhos são menores e menos destacados.
Diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso: Personalidade
O Shih Tzu é um cachorro conhecido por ser dócil, sociável e brincalhão. Ele é um cachorrinho extremamente apegado aos seus tutores e poderá ser muito amigável com os seus tutores e até mesmo pessoas desconhecidas.
O Lhasa Apso, no quesito personalidade, apesar de ser um cachorro de companhia, é mais independente e reservado. Ele é carinhoso com os seus tutores e poderá ser desconfiado com pessoas desconhecidas.
Nível de atividade
O nível de atividade do Shih Tzu é moderado e ele se adapta muito bem a ambientes internos. Sendo assim, ele gosta de brincadeiras leves e não exige muita atividade física. Ele adora passar o tempo descansando com os seus tutores.
No entanto, o Lhasa Apso poderá ser mais ativo e ter uma energia um pouco maior. Isso faz com que ele goste mais de passeios e brincadeiras, além disso, ele poderá ser mais territorial e mais curioso e atento ao ambiente.
Saiba mais diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso: confira a origem e o temperamento das raças
Shih Tzu
O Shih Tzu teve origem no Tibete, mas foi desenvolvido na China. Inclusive, acredita-se que ele tenha surgido através da mistura das raças Lhasa Apso e de cachorros da corte imperial chinesa, como o Pequinês.
Era considerado um cachorro de companhia da nobreza chinesa e considerado símbolo de sorte e prosperidade. Essa raça chegou ao Ocidente no século XX e rapidamente conquistou popularidade como cachorro de companhia.
Em relação à personalidade, ele é conhecido pelo seu temperamento dócil, amoroso e muito amigável. Desse modo, gosta de ficar longos períodos ao lado da sua família, poderá ser gentil até mesmo com pessoas estranhas e poderá se adaptar a diversos ambientes.
Lhasa Apso
O Lhasa Apso é uma raça que, assim como o Shih Tzu, teve origem no Tibete. Ele foi criado como cão de guarda nos monastérios budistas e palácios.
Dessa forma, os monges acreditavam que ele trazia boa sorte. Durante muitos séculos, essa raça permaneceu exclusiva da nobreza e dos templos tibetanos, sendo levada para o Ocidente somente no século XX.
No quesito personalidade, ele poderá ser um cachorrinho independente, leal e muito observador. Dessa maneira, poderá ter um forte instinto de proteção e ser reservado com pessoas desconhecidas. Com os tutores, ele poderá ser afetuoso e brincalhão, mas sem ser excessivamente grudado, podendo demonstrar carinho de forma mais sutil.