6 dicas simples para tornar a casa mais segura para o gato

Dicas para tornar a casa mais segura para o gato. Reprodução: Pixabay

Quanto quesito segurança para o seu gatinho existem coisas que você deverá prestar atenção no ambiente em que você vive. Como esses animais são muito curiosos por natureza, os tutores deverão estar cientes de quais itens podem colocar a vida do gatinho em risco.

Entretanto, não são todos os donos que sabem quais coisas coloca em risco a segurança do gato no ambiente. Dessa forma, nesse texto iremos falar tudo o que você precisa para deixar a casa mais segura para o gato.

Existem objetos que podem oferecer perigo aos gatos?

A resposta é sim. Infelizmente, em casa existem inúmeros objetos e coisas que podem fazer muito mal aos nossos felinos e colocar a segurança deles em risco. Inclusive alguns pode parecer inofensivos, como, por exemplo, sacos plásticos, mas, na verdade poderá ser muito prejudicial ao gato.

Dessa forma, é necessário os tutores verificarem e impedirem o acesso dos gatos a objetos que podem colocar a segurança dos mesmos em risco, tais como, máquina de lavar, plantas, janelas sem proteção, dentre outros.

Confira abaixo como deixar a casa mais segura para os gatos.

Como deixar a casa mais segura para o gato?

As principais dicas para deixar a casa mais segura para o gato são:

1-Tome cuidado com fios para deixar a casa segura para o gato

Muitas casas possuem fios que ficam soltos e que são desencapados. Dessa maneira, muitas vezes, esses fios podem energia. Sendo assim, devemos tomar muito cuidado, pois os gatos são animais muito curiosos que gostam muito de brincar com fios.

Dessa maneira, jamais deixe cabos elétricos soltos ao alcance do seu gato. Assim, é recomendável colocar capa neles para que os mesmos não brinque com esses materiais para não acontecer nada com eles.

2-Restrinja o acesso do gato

Você deverá restringir o acesso do gato para evitar com que o gato tenha contato com objetos que podem não seguros para eles. Como, por exemplo, materiais de limpeza, objetos com lâminas, brinquedos que soltam peças, sacos plástico, laços de cabelo, dentre outros.

Tudo que oferece perigo ao gato deve ser mantido escondido e fechado, pois eles são animais que são muito curiosos. Também, qualquer objeto pequeno que você ache que poderá não ser seguro para o seu gato, deverá deixá-lo em armário e manter o mesmo fechado com chaves.

3-Guarde coisas que soltam peças

Muitas pessoas possuem coisas que podem soltar peças que por muitas vezes são frágeis e podem soltar peças. Dessa forma, isso pode ser perigoso para os gatinhos, pois os mesmos são muito curiosos.

4-Tele a sua casa

Muitos pensam que a rua não oferece perigo aos gatos. No entanto, esse pensamento não se faz verdadeiro, o gato está exposto a vários riscos. Dessa forma, é necessário telar a sua casa antes de trazer o gato para casa.

Telar as janelas é mais importante caso você more em apartamentos.

5-Cuidado com a lixeira

Os gatos são animais curiosos que podem acabar observando o que poderá conter no lixo doméstico. Desse modo, eles podem acabar se machucando com algum objeto, como latas e vidros ou comendo algum alimento que não seja apropriado para eles.

6-Cuidado com os tipos de plantas para deixar a casa mais segura para o gato

Muitas pessoas amam cultivar plantas em casa, no entanto, isso pode ser um risco muito grande para o seu gato, já que muitas plantas podem ser tóxicas para eles. Caso queira possuir alguma, sempre se certifique que a mesma é segura para o bichano e não deixe o gato ter acesso ao seu jardim.

O que fazer para os gatos não pularem o muro de casa?

Para garantir a máxima segurança do seu gatinho, deverá impedir que o mesmo não pule o muro e não tenha acesso à rua. Dessa maneira, para fazer isso, deverá instalar telas de segurança. No entanto, existem outras formas de garantir que ele não fuja.

Por exemplo, deverá fazer com que ele tenha um ambiente com enriquecimento ambiental para manter o brincando. Também, para fazer com que ele fique dentro de casa, poderá adestrá-lo através do reforço positivo para que ele não pule o muro.

Essas são alternativas para deixá-lo sempre dentro de casa caso não tenha como telar a sua casa com redes de proteção. Ademais, o tutor sempre deverá procurar se o muro não tem alternativas a fugas como, buracos.

Considerações Finais

Como vocês podem ter percebido ao longo do texto, existem diversos elementos em nossa casa que podem colocar em risco a saúde dos nossos bichanos. E garantir que eles estejam seguros em nosso lar é essencial.

Dessa forma, deve-se prestar bastante atenção em elementos que podem parecer inofensivos, mas que podem comprometer a segurança do gato. São, eles, plantas tóxicas, cabos e fios elétricos, entre outros itens.

Ademais, elementos como, por exemplo, materiais de costura, lixeira exposta, janelas que não são teladas, entre outros itens que não podem ser seguros devem ser mantidos longe do gato. Dessa forma, o ambiente em que o gato vive pode ser sinônimo de segurança.

LEIA MAIS

Sua casa oferece segurança para o seu gatinho? Conte para a gente nos comentários. Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para mais informações.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.