Seis dicas para viajar de carro com o cachorro nas férias

6 Dicas para viajar com o cachorro nas férias. Reprodução: Pixabay

Chega à época das férias e o que mais queremos é descansar e viajar com a família. Como o cachorro é membro da família, tudo o que mais queremos é levá-lo com nós para ele curtir e divertir bastante durante as férias.

Entretanto, para isso é necessário seguir alguns passos para que essa viagem seja muito segura para o seu pet. Nesse texto, iremos dar dicas de como viajar com o cachorro de carro, de maneira segura para que a viagem em família seja mais confortável possível.

O que considerar antes de levar o cachorro para viajar?

Existem alguns fatores que é necessário levar em consideração antes de viajar com cachorro. Primeiramente, deverá verificar a saúde do seu cão e também escolher uma época em que as temperaturas.

Além disso, deverá verificar com a hospedagem em que ficaram instalados se eles aceitam animais. Nesse quesito deverá levar itens de higiene do seu pet, como, tapetes higiênicos e sacos plásticos para colocar as necessidades.

Outros itens essenciais são cobertas e brinquedos para entreter o cachorro durante a viagem. Por último, é necessário providenciar um meio seguro para transportá-lo, como uma caixa de transporte.

Como transportar o cachorro no carro?

É muito importante saber o modo de transportar o cachorro de modo correto no carro, pois o condutor do veículo poderá tomar uma multa ao transportar o cachorro de forma errada.

O ideal antes de viajar com o cachorro de carro é fazer com que ele se acostume com o carro. Dessa forma, você poderá pegar alguns petiscos, bolinhas e brinquedos que ele gosta e ir acostumando ele.

Você poderá ir começando a dar pequenas voltinhas pelo bairro para ele associar o carro com algo positivo. O mesmo você poderá fazer com a caixa de transporte. No entanto, lembre-se sempre de fechá-la para ele acostumar com a situação de fato.

Verifique se a caixa está bem presa

Você deverá verificar que a caixa de transporte não irá se movimentar se caso for necessário frear o carro. Assim, poderá “prender” a caixinha entre os bancos da frente e de trás.

Mas caso você não queira transportar o seu cachorro na caixa de transporte, poderá optar por uma guia que poderá prendê-la ao carro. O melhor lugar para você prender o seu cachorro é encaixar a coleira no lugar de encaixar o cinto.

Outra opção existente é transportá-lo em um cestinho apropriado para cães. Isso é a melhor opção para principalmente cães pequenos, isso faz com que eles não fiquem esparramados no banco do carro.

Lembre-se sempre de fixar esse cesto no banco da parte de trás no carro antes de viajar com o cachorro.

Dicas para viajar com o cachorro de carro

As principais dicas para viajar com o cachorro são:

1-Viajar com cachorro: Leve no veterinário antes

É importante que você leve o seu cachorro no veterinário nos dias que antecedem a viagem, pois durante o passeio ele poderá se sentir mal. O veterinário deverá preencher um atestado dizendo como está a saúde do seu animal, dizendo que ele está apto para viajar.

2-Não deixe o ele sozinho no carro

Precisou abastecer ou parar para alguma refeição? Lembre-se sempre de levar o seu cão com você. É extremamente proibido deixar cães sozinhos trancados dentro do carro. Isso de deve ao fato de que os cães não possuem a capacidade de regular a temperatura corporal. Lembre-se que comportamento pode se ruim para o mesmo.

3-Viajar com cachorro: Pare o carro regularmente

Você deverá realizar pequenas paradas para que seu cachorro possa fazer as necessidades dele e para oferecer um pouco de água para ele. Não se esqueça de fazê-lo ingerir água regularmente, pois a temperatura no interior do carro pode ser maior.

4-Passeie com ele na véspera da viagem

Os passeios no dia anterior a viagem pode servir para que ele fique mais cansado no dia da viagem e passe boa parte do percurso dormindo. Assim, isso faz com que ele não fique muito agitado e para que a viagem seja mais confortável para ambos.

5-Ofereça comida horas antes da viagem

Poderá oferecer comida umas duas horas antes de sair para viagem. Isso faz com que o seu pet fique bem durante toda viagem. Não o alimente com comidas que ele não está acostumado a ingerir, desse modo poderá evitar que ele passe mal.

6-Viagem em horas que possui temperatura amena

Para a viagem ficar mais confortável para o seu cachorro é de suma importância que você pegue a estrada em horas mais frescas. Se o seu carro tiver ar condicionado é importante que você ligue, pois certamente o seu cãozinho estará em uma caixinha de transporte e pela segurança dele deverá manter as janelas fechadas.

Considerações Finais

Viajar com o cachorro pode ser extremamente divertido para ambos. Entretanto, é necessário que você tutor siga algumas dicas para que a sua segurança e a do seu cãozinho fique intacta.

Dessa forma, deverá avaliar diversos aspectos antes de pegar a estrada com o seu pet, como, por exemplo, de saúde e de segurança. Ademais, deverá acostumar o seu cachorro a entrar e ficar dentro do carro uns dias antes.

Também, é importante entrar em contato com a hospedagem que em vocês ficaram para verificar se eles permitem animais de estimação. E, providenciar itens essenciais, como, cobertas, brinquedos, e itens de higiene para o seu pet.

Bom esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado e coloquem em prática as dicas para que a sua viagem com seu pet seja perfeita e maravilhosa.

LEIA MAIS

Vale lembrar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para saber mais informações de como viajar com o cachorro.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.