Estamos na época de inverno, e não é somente nós humanos que sentimos frio. Os cachorros também sentem frio e para o bem-estar deles eles devem ser levado em consideração. E, assim como os humanos, se eles ficarem muito expostos a temperaturas baixas, pode trazer consequências negativas para eles.
Alguns cachorros podem sentir mais frio que outros, e isso pode se por conta de diversos aspectos. Dessa forma, nesse texto irei dar dicas para você tutor possa proteger o seu cachorro do frio. E, que você cuide e zele pelo seu bem-estar nessa época de inverno.
Por que se deve proteger o cachorro do frio?
É de suma importante zelar para que o seu cãozinho não sinta frio para que as temperaturas baixas não traga consequências negativas para o seu pet. Assim, deve-se levar em consideração fatores como, o tipo de pelagem, idade e peso do cachorro.
Dessa forma, é necessário que você tenha esse cuidado para que essa estação do ano possa não trazer problemas para o seu cachorrinho. Como, por exemplo, se seu cachorro possui pelos curtos, com certeza ele precisará de uma blusa e cobertores para se aquecer no inverno e não deixá-lo exposto ao frio.
Como saber se o meu cachorro sente frio?
Para saber se o seu cachorro está com frio, você deverá observar se ele está bem quietinho, se treme todo e quase não quer sair da cama, querendo buscar lugares quentes em que possua cobertores. Além disso, ele poderá manter o rabo enrolado na própria cauda para tentar ficar mais quente.
Observe abaixo dicas para proteger o seu cachorro do frio.
Dicas para proteger o seu cachorro do frio
As principais dicas para proteger o seu cachorro do frio são:
1-Alimente bem o seu cão
Todo cachorro para realizar as atividades do dia a dia precisa estar bem alimentado. Desse modo, você terá que oferecer para ele uma alimentação que seja adequada para o mesmo.
Nós humanos sentimos muito mais fome no frio e semelhante a nós os cães também sentem. Isso ocorre, uma vez que no frio o seu animalzinho gasta muito mais energia para se manter aquecido, o que irá demandar uma maior quantidade de comida.
2-Escolha os melhores horários para passear
Terá que escolher os melhores horários para passear com o seu cachorro. Assim, você deverá procurar sair no horário que a temperatura ser mais quente.
Não é recomendável sair para passear com cachorros em dias de temperaturas muito frias ou em dias muito chuvosos. Se a saída de casa for inevitável terá que colocar uma roupinha nele e evite que ele tome chuvas ou correntes de vento.
3-Tenha cautela com os banhos
Você precisa ter cautela ao dar banho no seu animalzinho no inverno. Assim, se for extremamente necessário dar banho, terá que secá-lo muito bem após o banho.
Agora caso leve o seu cãozinho para dar banho em Pet Shop não há problema, pois os profissionais já conhecem as técnicas necessárias para garantir o bem-estar durante o banho e após ele. Lembre-se que a tosa no seu cachorro deverá ser realizada somente se precisar muito.
4-Coloque uma roupinha em seu cachorro
Colocar uma roupinha ajuda o seu cachorro a proteger do frio, principalmente se ele vive nas áreas externas de casa ou possui pelos mais curtos.
Entretanto, você terá que escolher uma roupa confortável que não incomode ou o deixe desconfortável. Sendo assim, a roupa terá que dar liberdade para o seu cachorro possa fazer as atividades do dia normalmente, como se não estive de roupa. Além disso, terá que observar se a roupa não esteja esquentando demais o cachorro ou sufocando, o que pode ser prejudicial para ele.
5-Coloque seu cachorro para dormir no lugar certo
Os cães precisam de um lugar coberto para dormir no inverno. Pets que vivem no quintal devem ter uma casinha bem confortável com cobertas para dormir e se protegerem.
No mais, não adianta ter uma casinha e colocá-la no vento em um local que tem correntes de vento. Para os que ficam dentro de casa, é mais fácil existe uma infinidade de casinhas.
No entanto, as melhores e que eles mais preferem são aquelas que são cobertas. Você, também, poderá ajudar os cães que moram nas ruas fazendo casinhas improvisadas de material reciclável se você não ter condições de abrigá-lo em sua casa.
Assim, poderá criar condições básicas para que eles podem se proteger do frio e um abrigo para que ele não fique tão exposto ao frio.
6-Forneça uma coberta para o cachorro
Alguns cães podem sentir incomodados ao colocarem roupas, ou até mesmo tirá-las quando você não estiver por perto. Assim, para resolver esse problema, poderá fornecer uma coberta adicional para o cachorro para ajudar ele se aquecer do frio.
Considerações Finais
O inverno poderá trazer consequências negativas para o seu pet, e proteger o seu cachorro do frio se faz fundamental para o bem-estar do mesmo. Para isso é necessário que você zele, preste atenção e mude alguns hábitos dele no inverno.
Como, por exemplo, alimentação, horários de banho, dentre outros aspectos. Além disso, você poderá ajudar os cãezinhos que vivem em situação de rua, ao abrigá-lo em sua casa ou fazendo uma casinha para eles.
Ademais, os cães dão sinais que estão com frio e que precisam de algo para se aquecer, como, dormir com a cauda perto do rosto, ficar mais na caminha, ou até mesmo tremer de frio. Por isso, é importante ficar atento.
Esse foi o texto de hoje. E que coloquem as dicas apresentadas em prática para ajudar o seu cachorrinho a não passar frio.
LEIA MAIS
- Dez dicas para fazer o seu cachorro mais feliz
- Sete dicas para escolher um nome ideal para o seu cachorro
- Seis dicas para viajar de carro com o cachorro nas férias
- Como socializar cachorro com pessoas? Veja o passo a passo
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área que você confie.