4 dicas simples para adestrar um cachorro filhote passo a passo

Dicas para adestrar cachorro filhote:Saiba tudo sobre. Reprodução: Pixabay

Ensinar alguns comandos e truques pode ser benéfico para você e para o seu cachorro, sendo assim pode melhorar o convívio de ambos e ajudar a aproximá-lo do seu cachorrinho filhote e evitar comportamentos indesejados.

Há inúmeros benefícios de ensinar truques e adestrar para o comportamento do cachorro, como, por exemplo, auxilia na formação de vínculo entre o tutor e o filhote. Dessa forma, nesse texto iremos dar dicas para adestrar o cachorro filhote.

Benefícios de adestrar um cachorro filhote

Adestrar o cachorro filhote se faz benéfico ao passo que ensinamos várias coisas para eles e também aprendemos bastante com os mesmos. Assim, o cachorrinho poderá perceber que determinadas palavras significam coisas e gestos.

Ademais, esse treino pode ser semelhante a um jogo que pode estimular ele mentalmente. Além disso, pode nos ajudar a resolver determinados problemas de comportamento. Por exemplo, ao chegar em casa e não quisermos que o cachorrinho pule em nós, podemos pedir para ele sentar e dar a pata.

Também, isso o ajuda a compreender quais os comportamentos deverá seguir e evitá-los quando se chega a idade adulta.

Com quanto tempo pode começar a adestrar um cachorro filhote?

Para adestrar um cachorro filhote, poderá começar esse processo a partir dos quatro meses de vida do mesmo. Entretanto, isso deverá ser feito com muita paciência através do reforço positivo para que problemas de comportamento seja evitado.

Dicas para adestrar o seu cachorro

As principais dicas para adestrar o cachorro filhote são:

1-Observe o que ele gosta muito

Primeiramente deverá perceber algo que ele gosta muito. Dessa forma, poderá ser um petisco ou uma bolinha. No entanto, é mais fácil ensinar com um petisco ou com algum brinquedo que ele goste.

Entretanto, a ração poderá ser utilizada, especialmente caso o seu filhote ainda não esteja comendo petisco. As pessoas não imaginam que a ração não pode ser utilizada para o treino, mas pode e deve ser utilizada.

2-Recompense o cachorro filhote

É de suma importância recompensar o seu cachorro quando ele obedecer ao seu comando. Dessa maneira, deverá induzir um comportamento correto para que isso aconteça. Essa técnica se chama reforço positivo, sempre que ele obedecer deverá recompensá-lo.

Por exemplo, o seu cachorro filhote deverá obedecer quando você pedir para ele sentar e para isso acontecer deverá induzir esse comportamento a ele.

3-Repita os comandos

Você deverá repetir os comandos até que eles aconteçam com mais facilidade. Por exemplo, para pedir para o cachorro filhote deitar, deverá pegar o petisco e levá-lo em direção ao chão.

No entanto, se o ser objetivo for pedir para o seu cachorro dar a patinha, deverá ser com a mão fechada. Deverá repetir esse comando até que ele aconteça com mais naturalidade.

4-Ao aprender o comando troque os gestos por palavras

 Após várias repetições vai ficando mais fácil e natural para eles. Assim, poderá aos poucos introduzir palavras. Dessa forma, deverá transformar a indução em palavras.

Por exemplo, para pedir que o cachorro filhote deite ao invés de fazer o gesto com a mão, deverá transformar isso em palavras. É importante termos noção de que várias vezes eles não vão entender esses comandos.

Caso ele não entenda a palavra, deverá induzir o gesto para o comportamento que queremos.

Quais os principais erros que podemos cometer ao adestrar um cachorro filhote?

Os principais erros são:

1-Não utilizar o reforço positivo

Esse é um erro bem comum quando se trata no adestramento de cachorro é não utilizar o reforço positivo. Isso ocorre, uma vez que essa técnica de dar recompensas ajuda o filhote assimilar o comportamento e repeti-lo.

2-Treinar o filhote por muitas horas

É um erro treinar o cachorro por muitas horas. Isso se deve ao fato, de que um filhote possui várias necessidades básicas para se desenvolverem plenamente como, por exemplo, mais horas de sono e brincar.

3-Não ter paciência

Filhotes ainda estão em fase de aprendizado. Sendo assim, é preciso que o tutor tenha muita paciência com os mesmos. Não se deve exigir que ele aprenda comandos complexos, sempre ensine treinamentos mais básicos e aumente o grau de complexidade a medida em que o mesmo vai crescendo.

4-Não ter constância

Para tentar adestrar um cachorro filhote é necessário estabelecer constância de treinamento com constância. Assim, poderá construir uma rotina, isso fará ele entender melhor os treinamentos. Entretanto, constância não significa que precisa treiná-lo por várias horas seguidas.

Também, não se esqueça de continuar o adestramento quando filhote atingir a idade adulta.Cães são muito inteligentes e estão sempre dispostos a aprender treinamentos novos.

Considerações Finais

Como vocês devem ter percebido ao longo do texto, é bem simples adestrar um cachorro filhote. Esse processo pode ser muito benéfico para ajudar na construção de laços com o novo membro da família e evitar comportamentos indesejados.

Dessa forma, para cada comportamento que queremos ensinar existe um passo a passo, mas a lógica é mais ou menos a mesma. Nesse processo é de suma importância utilizar o reforço positivo.

Isso acontece, para que o cachorro associe o treino a algo positivo e te obedeça a cada comando, todas às vezes que ele fizer o certo deverá dar uma recompensa a ele.

O adestramento de cachorros filhotes é extremamente benéfico para os cachorros filhotes e para os tutores, uma vez que ajuda a criar um vínculo maior entre ambos e melhorar o comportamento do filhote.

Entretanto, esse treinamento não deverá se estender por muitas horas, já que o filhote precisa de tempo para que as necessidades básicas que essa etapa exige, como, tempo para sono. E ainda é necessário ter constância para estabelecer uma noção de rotina.

LEIA MAIS

Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.