Dandie Dinmont Terrier: saiba tudo sobre essa raça encantadora

Dandie Dinmont Terrier
Dandie Dinmont Terrier

O Dandie Dinmont Terrier é uma das raças mais distintas e raras do mundo canino. Ele teve origem na Escócia, ficou muito famoso por causa de um personagem de romance e é um cachorro muito corajoso e determinado.

Além de inteligente, afetuoso e surpreendentemente tranquilo, ele também é um companheiro fiel que adora a companhia da família, mas também mantém seu jeitinho independente.

Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o Dandie Dinmont Terrier. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!

Origem da raça

O Dandie Dinmont Terrier teve origem na Escócia e foi desenvolvido durante o século XVIII. Ele pertence ao grupo dos terriers e foi criado principalmente para a caça de animais pequenos, como texugos e lontras.

Sendo que essa raça tem uma ligação direta com os Borders Terriers e outros terriers escoceses. E ficou muito popular após aparecer no romance “Guy Mannering” (1815), do autor escocês Sir Walter Scott. Um personagem do livro chamado Dandie Dinmont possuía cães deste tipo, o que deu origem ao nome da raça.

Esse cachorro foi reconhecido pelo American Kennel Club (AKC) em 1886. Atualmente, é considerado raro e pouco comum.

Características Físicas do Dandie Dinmont Terrier

Em relação às características físicas, o Dandie Dinmont Terrier possui a aparência encantadora. Ele é um cachorro de porte pequeno a médio, sendo que o seu peso poderá ser de até 11 quilos e sua altura cerca de 20 a 28 cm na cernelha.

O corpo dele é longo, a sua cabeça é grande e proporcional ao corpo, e o focinho é longo. Os olhos são grandes, redondos e escuros, com expressão inteligente e gentil. As orelhas são de tamanho médio, caídas, com franjas de pelos sedosos nas pontas.

No quesito pelagem, ela é dupla e macia. E as cores aceitas oficialmente são Pepper, que vai do cinza-prateado ao azul-escuro, e Mustard, do dourado claro ao marrom-avermelhado intenso.

A expectativa de vida poderá ser de 12 a 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.

Personalidade do Dandie Dinmont Terrier

A personalidade do Dandie Dinmont Terrier é marcante. Sendo assim, como ele é afetuoso, leal e do tipo de companheiro que está sempre por perto, não sempre grudado, mas presente.

Além disso, ele gosta de estar com a família e cria vínculos fortes com seus humanos. Ao mesmo tempo, é determinado, corajoso e com uma boa dose de independência.

Diferente de outros terriers mais agitados, ele costuma ser mais calmo e até um pouco reservado com estranhos. Referente ao treinamento, como é inteligente, poderá aprender truques e comandos rapidamente, mas poderá ser um pouco teimoso.

Cuidados com a raça

O Dandie Dinmont Terrier precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Sendo assim, referente à pelagem, ela deverá ser escovada pelo menos três vezes na semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem.

Como ele não é hiperativo, caminhadas e brincadeiras no quintal poderão ser suficientes. Como é inteligente, ele precisará de brinquedos interativos e treinamentos de obediência.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, higiene dos dentes, limpeza das orelhas e olhos, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, comedouros, cobertas, dentre outros.

Qual é o preço do Dandie Dinmont Terrier?

O preço de um cachorro Dandie Dinmont Terrier poderá ser de até 8 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e de acordo com a linhagem dele.

Antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil para verificar o modo como os criadores tratam os animais que vivem nesse local.

Além disso, considere a adoção de um Dandie Dinmont Terrier ou até mesmo de um cachorro sem raça definida. Você poderá encontrar em ONGs de animais ou até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça ou em grupos sobre cachorros em geral. Adote!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.