O Dálmata é uma raça de cachorro muito popular devido as suas manchas pretas em um fundo branco. Embora ainda existam muitas incertezas sobre o país de origem, muitas pessoas afirmam que ele surgiu na região da Dalmácia, atualmente parte da Croácia.
A sua personalidade dócil, alegre e brincalhona faz dele um ótimo companheiro. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre a raça Dálmata como, características, curiosidades, personalidade e muito mais!
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem do Dálmata
Não se sabe qual é a origem da raça Dálmata. No entanto, algumas pessoas afirmam que esse cachorro pode ter se originado na região da Dalmácia, na costa leste do Mar Adriático, que atualmente é parte da Croácia.
Também, acredita-se que ele tenha sido cão de guarda e acompanhantes de carruagens na Europa. Inclusive, ele ficou bem conhecido após ser retratado em pinturas de carruagens antigas, sendo cães de guarda ao lado das carruagens puxadas por cavalos.
Dessa época em diante a raça vem ganhando cada vez mais popularidade pela a característica física da pelagem, machas pretas ou marrons em uma pelagem branca.
Características físicas do Dálmata
Em relação às características físicas, o Dálmata é considerado um cachorro de porte médio a grande. Sendo assim, ele poderá medir 61 centímetros e pesar até 32 quilos.
A característica física que chama mais atenção do dálmata é a sua pelagem. Dessa maneira, ela poderá ser curta, densa e brilhante. E, também, é caracterizada por manchas redondas e bem definidas na cor preta ou marrom sob um fundo branco.
O corpo do cachorro dessa raça é musculoso e atlético. A cabeça é larga com o focinho longo e quadrado. Além disso, as orelhas são arredondadas e caídas, e a cor dos olhos poderá ser marrom ou âmbar, no entanto, alguns exemplares possam ter olhos azuis ou heterocromia (olhos de cores diferentes).
Personalidade do Dálmata
No quesito personalidade, o Dálmata é um cachorro muito enérgico, atlético e muito alegre. Sabe aquele cachorro que adora correr e brincar? Ele é exatamente desse modo, então se você gosta de se exercitar e desejam um companheiro.
Também, o Dálmata poderá ser conhecido por ser afetuoso e muito leal com a sua família. Dessa maneira, é um ótimo cachorro de companhia e que gosta de passar longos períodos com os seus tutores, e essa característica em seu temperamento faz com que ele não goste de ficar sozinho e ama a atenção do tutor.
Em relação ao treinamento, ele é um cachorro muito inteligente e poderá aprender truques e comandos facilmente, mas poderá ser um pouco teimoso. E, quanto à socialização eles tendem a se dar bem com pessoas estranhas e outros animais de estimação, entretanto, não dispensa a socialização desde filhotes.
Curiosidades da raça
- Cachorros associados à carruagem: O Dálmata era usado para correr atrás e carruagens e abrir caminhos para elas passarem, ajudando assim a guiar os cavalos.
- Não nascem com manchas: As manchas em sua pelagem é a característica física mais marcante em sua pelagem. Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, os filhotes dessa raça não nascem com suas famosas manchas. Dessa forma, eles nascem completamente brancos e as manchas começam a aparecer quando têm cerca de duas semanas de idade.
- Famosos em filmes: O cachorro dessa raça ganho destaque devido ao filme “101 Dálmatas”. Desde então a popularidade da raça aumento muito.
Cuidados com a raça
Veja abaixo quais os principais cuidados com a raça Dálmata:
Como essa é uma raça muito alegre e ativa, deve-se levar ele para exercitar para que ele se mantenha equilibrado. Dessa maneira, passeios, caminhadas ou até mesmo brincadeiras no quintal pode ser ótimas opções.
Como a pelagem desse cachorro é curta, poderá ser relativamente fácil cuidar da mesma. Diante disso, a escove regularmente para remover pelos soltos.
Levar o seu cachorro regularmente ao veterinário poderá garantir que ele receba os cuidados necessários. Assim, sempre leve ele para fazer consultas e exames. Além disso, peça orientações ao veterinário sobre a alimentação adequada, corte das unhas, limpeza das orelhas, dentre outros cuidados muito importantes.
Qual o valor de um Dálmata?
O valor de um Dálmata poderá ser de até R$ 4500, entretanto, esse valor poderá alterar dependendo da linhagem do animal, se é macho ou fêmea e se é castrado.
Ao adquirir um Dálmata, certifique-se de obter o seu filhote de um criador responsável ou considerar a adoção em um abrigo de animais.
O que saber antes de ter um dálmata?
Antes de decidir ter um cachorro dessa raça, deverá saber que é um cachorro que gosta muito de brincar e se exercitar. Dessa maneira, ele pode gostar mais de morar em locais que tenha espaço em que possa correr, mas se você mora em apartamento não quer dizer que um Dálmata não seja para você, pois você poderá suprir a necessidade de exercício através de passeios diários.
Além disso, deverá saber que em relação a pelagem, a mesma é muito fácil de cuidar. Também, é um cachorro que se for socializado poderá se dar bem com pessoas e outros animais de estimação. Ele é muito afetuoso e simplesmente ama a sua família.
Qual a altura e peso do Dálmata?
A média de altura de um cachorro dessa raça poderá ser 54 a 61 centímetros. A média de peso de um Dálmata adulto varia entre 16 a 32 quilogramas.
Qual a expectativa de vida de um Dálmata?
Se bem cuidado, com consultas regulares ao veterinário, quantidade de exercício adequada, alimentação balanceada, dentre outros cuidados, um Dálmata poderá viver 15 anos ou até mais.
Se você gostou de saber mais sobre essa raça continue acompanhando o nosso blog que trazemos dicas diárias sobre os animais. Curta a nossa página no Facebook.