Cavalos: origem, curiosidades, características e mais

Curiosidades sobre os cavalos. Reprodução: Pixabay

Existem diversas curiosidades sobre os cavalos em que muitos indivíduos ainda não conhecem. Os cavalos são animais que são reconhecidos no mundo todo por sua elegância e velocidade.

Os mesmos desempenharam um papel muito importante na história da humanidade, desde a antiguidade até nos dias atuais. No texto de hoje, iremos citar várias características e curiosidades sobre os cavalos.

Qual a origem dos cavalos?

Os cavalos surgiram na América do Norte, na região em que atualmente compreende os Estados Unidos a cinquenta milhões de anos atrás. Essa espécie magnífica tinha como nome científico da época Eohippus.

Esse primeiro ancestral, não possuía a altura e o tamanho dos cavalos que conhecemos atualmente, pelo contrário era um animal de estatura pequena, medindo por volta de um metro de comprimento e meio metro de altura.

Sendo assim, ao longo desse período esses animais foram passando por processos de evolução para serem iguais nós conhecemos hoje.

O que os cavalos gostam?

Essa espécie de animal é extremamente social e ama estar na companhia de membros da mesma espécie e de seres humanos. Além disso, eles gostam de viverem em ambientes limpos e que transmitem segurança para eles.

O que os cavalos odeiam?

Dependendo de como é a personalidade do seu cavalo, ele pode odiar algumas coisas ou circunstancias. Por exemplo, eles não gostam de sons ou ruídos que podem fazer muito barulho, como, fogos de artifício.

Ademais, eles podem se assustar com determinados objetos. E, assim como os gatos,eles não se sentem confortáveis quando não seguem uma rotina, mudanças simples, como mudar de treinador, podem deixá-los desconfortáveis.

Lembrando que esse aspecto poderá variar de acordo com a personalidade do cavalo. Assim, somente um adestrador de cavalos poderá determinar e informar o que o seu animal não gosta.

Os cavalos são inteligentes?

A resposta é sim. Esses animais são muito inteligentes e possuem a capacidade cognitiva acima da média. Assim, eles são capazes de executar treinos complexos.

Além do mais, são capazes de reconhecer o rosto de seu dono e são muito bons em criarem vínculos duradouros com seres humanos e animais da mesma espécie.

Características físicas dos cavalos

  • Peso: Pode variar de 450 kg a 650 kg
  • Corpo: Longo
  • Altura: Pode variar de 1,4 a 1,9 metros
  • Cores: Pode variar de marrom, preto, branco, cinza ou mesclado

Curiosidades sobre os cavalos

Existem muitas curiosidades interessantes sobre os cavalos,as principais são:

1-Possuem olho muito grande

Nesse quesito, os cavalos só perdem para o Aussie de ter maior olho entre os mamíferos. Mesmo que exista animais mamíferos maiores que os cavalos, eles, ainda, sim o mesmo possuem o segundo maior olho.

Isso ocorre, uma vez que eles o olho grande confere a eles uma visão especializada para serem velozes e poderem correrem mais rápido. Além disso, os mesmos possuem uma visão de 360 graus.

2-Não conseguem dormir profundamente de pé

Os cavalos não conseguem dormir de pé. Muitos pensam que eles conseguem descansar profundamente dormindo de pé, eles podem até descansar, entretanto, não conseguem descansar profundamente. Ademais, podem deitar para descansar durante algumas vezes durante o período de vinte e quatro horas.

3-Podem viver independente de seres humanos

Caso se todos os seres humanos desaparecessem os cavalos poderiam viver normalmente. Esse é um fato muito interessante, já que isso não poderá ocorrer com espécies de animais domesticados como,por exemplo, gatos e cachorros.

4-Espantam insetos com o próprio corpo

Os cavalos possuem um músculo capaz de tremer e espantar insetos. Dessa forma, eles podem sentir e perceber o pousar de um inseto e espantá-los com o próprio corpo. Além disso, eles não possuem a pele espessa e detém de muita força.

5-Se comunicam por meio de símbolos

Quando treinados, eles podem se comunicarem utilizando símbolos. Além disso, os cavalos são tão inteligentes que podem ser usados como guias para pessoas com deficiência visual.

6-Mostram os dentes para sentir o cheiro

Esses animais possuem a técnica de mostrar os dentes para sentir o cheio com uma maior facilidade. Além disso, os dentes deles podem crescer pela vida toda, no entanto, se desgastam a medida que os cavalos forem mastigando.Também, é possível determinar a idade do mesmo através dos dentes.

7-Não convivem bem com outros animais

Essa espécie poderá sentir medo de outros animais, como cachorros e gatos. É de suma importância que evite mostrar coisas e objetos que eles possuem medo, pois eles podem ficar bastante irritados e poderá sair correndo muito rápido.

Além disso, eles não gostam de serem tocados em determinadas áreas como, por exemplo, orelhas e pernas.

8-Estados Unidos é o país que mais tem cavalos

Como os cavalos sugiram na América do Norte, a maior população de cavalos se concentra nos Estados Unidos. Estima-se que o número dessa espécie seja de aproximadamente de mais de nove milhões de cavalos.

Outros países que seguem essa lista de maior população de cavalos é a China e países da Europa.

9-Criollo, Lusitano, Campolino e Quarab são mais populares

Esses nomes citados acima são as raças mais populares de cavalos no Brasil. Os mesmos possuem como características principais adaptabilidade e resistência.

Considerações Finais

O cavalo é um dos animais mais nobres e fantásticos do mundo. Eles possuem diversas peculiaridades que os tornam animais únicos.

Além disso, são donos de uma inteligência espetacular e podem criar vínculos muito fortes com outros cavalos ou até mesmo com o seu tutor. Não gostam de quebrar a rotina e nem de barulhos muito altos.

Ademais, eles possuem mecanismos próprios como mostrar os dentes para sentir melhor o cheiro, quando treinados podem se comunicar por meio de símbolos, podem espantar insetos pelo próprio corpo e outras características que os tornam seres fantásticos.

LEIA MAIS

Cabe ressaltar que, não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas.Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.