Coton de Tulear: saiba tudo sobre essa raça

coton de tulear
Coton de Tulear (Reprodução: Pixabay)

O Coton de Tulear é um cachorrinho pequeno, encantador e cheio de carisma. Originário da ilha de Madagascar, esse cão, que começou como um companheiro da nobreza, logo conquistou o coração de pessoas ao redor do mundo com seu jeito alegre e cativante.

Ele se destaca por sua pelagem macia como algodão e por sua personalidade afetuosa e brincalhona. Além disso, o Coton é extremamente leal, sociável e inteligente, tornando-o fácil de treinar.

Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o Coton de Tulear. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!

Origem da raça

O cachorro Coton de Tulear teve origem na ilha de Madagascar, em uma cidade portuária chamada Tuléar. Esse cachorro se desenvolveu a partir de pequenos cachorros de companhia, sendo que eles chegaram à ilha por meio de navios mercantes europeus nos séculos XV e XVI.

Ademais, acredita-se que ele descende do cachorro Bichon Tenerife, uma raça ancestral das raças Bichon Frisé e Maltês. Ele era considerado um cachorro de companhia da nobreza e da aristocracia malgaxe, inclusive, era chamado de “cão real de Madagascar”.

Essa raça foi reconhecida na França e, ao longo do tempo, ganhou muita popularidade na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, ele é famoso ao redor do mundo pelo seu temperamento dócil e aparência encantadora.

Coton de Tulear: Características físicas

Em relação às características físicas, o Coton de Tulear possui a aparência elegante e encantadora. Sendo assim, ele é um cachorro de porte pequeno, ou seja, os machos poderão ter até 28 centímetros de altura, enquanto as fêmeas poderão ter até 26 centímetros. O peso poderá ser de até 7 quilos.

O corpo dele é ligeiramente alongado e a cabeça é pequena e bem proporcionada. Os olhos são grandes e escuros, as orelhas são de tamanho médio, triangulares e caídas ao lado da cabeça e a cauda tem comprimento médio.

No quesito pelagem, ela é longa, ondulada, densa e macia, e com o toque que lembra algodão, por isso o nome Coton. A cor predominante poderá ser branco puro, mas alguns exemplares da raça poderão apresentar manchas em tons de cinza-claro, champanhe ou bege.

A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 16 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares da raça poderão viver até mais.

Coton de Tulear: Personalidade

A personalidade do cachorro Coton de Tulear é uma combinação de afetuosidade, carisma e inteligência. Sendo assim, ele poderá gostar muito da companhia dos seus tutores e está sempre em busca de carinho e atenção.

Além disso, ele é muito leal à família e poderá seguir o seu tutor pela casa o tempo todo. Dessa maneira, ele não gosta de ficar sozinho por longos períodos, ou seja, poderá desenvolver comportamentos destrutivos se for deixado sozinho por muito tempo.

Ele é um cachorro que gosta de brincar, animado, mas que não é hiperativo. Desse modo, caminhadas curtas e brinquedos interativos poderão ser suficientes para ele gastar energia.

Referente ao treinamento, ele poderá aprender truques e comandos rapidamente, especialmente se utilizar o método de treinamento reforço positivo. É um cachorro muito sociável que poderá conviver bem com outros animais, como outros cachorros e gatos, e poderá se dar bem com pessoas desconhecidas.

Ademais, ele poderá se adaptar a diferentes ambientes, desde casas maiores a apartamentos. E diferente de algumas raças de porte pequeno, ele não late muito, é um cachorro muito silencioso.

Cuidados com a raça

O cachorro Coton de Tulear precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Sendo assim, referente à pelagem, ela deverá ser escovada diariamente para evitar nós e remover pelos soltos. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.

Como ele não é um cachorro hiperativo, caminhadas, sessões de brincadeiras no quintal e brinquedos interativos poderão ser suficientes. Ele poderá adorar aprender truques e comandos.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Desse modo, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações ao veterinário sobre alimentação balanceada, vacinas, limpeza das orelhas e dos olhos, higiene dos dentes, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Como são os filhotes de Coton de Tulear?

Os filhotes de Coton de Tulear são adoráveis. Em relação à aparência, desde filhotes eles possuem a pelagem característica da raça, fofa e macia. Também, a maioria dos filhotes nasce brancos, mas alguns podem exibir pequenas manchinhas bege ou cinza-claro, especialmente nas orelhas. Eles podem nascer bem pequenos, mas crescem rápido nos primeiros meses.

A personalidade deles poderá ser brincalhona e eles poderão adorar interagir com a mãe e os irmãos. Também, poderá ser muito curioso e adorar explorar o ambiente ao seu redor.

Levar os filhotes ao veterinário desde cedo é essencial para garantir um desenvolvimento saudável. Esse profissional fornecerá orientações valiosas sobre cuidados e alimentação, ajudando você a oferecer o melhor para eles.

Qual o preço do cachorro Coton de Tulear?

O preço do Coton de Tulear poderá ser de até 4 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e segundo a sua linhagem.

Antes de adquirir um Coton de Tuléar, faça uma visita ao canil para verificar as condições do local e como os cães são tratados pelos criadores. Certifique-se de que os animais vivem em um ambiente limpo, seguro e recebem os cuidados necessários.

Além disso, considere a adoção. Você pode encontrar um Coton de Tulear ou até mesmo um cão sem raça definida esperando por um lar amoroso. ONGs, grupos de resgate e redes sociais dedicadas à raça ou à adoção de cães em geral são ótimos lugares para procurar um companheiro. Adotar é um ato de amor. Dê uma chance a um peludo que precisa de um lar amoroso.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.