5 motivos para adotar um cachorro adulto

Cachorro adulto: cinco motivos para adotar um cão nessa idade. Reprodução: Pixabay

Na maioria das vezes em que uma pessoa que está com o pensamento de adotar um cachorro, possuem preferencia por filhotes. Entretanto, se você está buscando um cachorro que se dê bem com algum membro específico, como, por exemplo, idosos e crianças, o ideal é adotar um cão adulto.

Dessa maneira, em alguns casos, adotar um cachorro adulto pode ser a melhor opção para a sua família. Nesse texto, iremos mostrar os principais motivos para adotar um cachorro adulto e o que é necessário saber antes de adotar um peludo.

Como saber se é o momento certo em adotar um cachorro adulto?

Antes de adotar um cachorro você deverá analisar o momento de vida em que você se encontre, por exemplo, caso você tenha uma vida atribulada com muitos afazeres, um cão com certeza não cabe na sua rotina agora.

Entretanto, caso tenha períodos disponíveis para cuidar do mesmo, por algumas horas, e muita disposição para cuida de um cãozinho, com certeza será o momento certo. Confira abaixo as principais coisas que você precisará saber para adotar um cachorro.

Fatores necessários de saber antes de adotar um cachorro adulto

As principais coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro são:

1-Eles amam a sua companhia

Os cachorros, precisam de bastante companhia e atenção dos seus tutores. Eles são animais super companheiros e podem desenvolver problemas de comportamento caso fique muito tempo sem a atenção dos donos.

Se você trabalha e possui um curto espaço de tempo para fazer companhia para o seu peludo, algumas alternativas para isso é procurar alguma creche para cães e sempre reservar um tempinho para fornecer atenção a eles.

2-Cachorro adulto necessitam de passeios

Esse é um dos principais tópicos, cães precisam passear e gastar energia para diminuir o comportamento destruidor. Essa prática ajuda a deixá-lo com a personalidade calma e equilibrada e ainda aumenta o vínculo com o seu tutor.

3-Precisam de cuidados

Os cachorros precisam de cuidados como, por exemplo, se alimentar de uma ração de qualidade, consultas frequentes ao veterinário, dentre outros cuidados. Dessa maneira, deverá se preparar para adotar um cachorro.

4- Verifique vários aspectos

O processo de fazer o cachorro acostumar e adaptar em seu lar, pode ser um pouco complicado. Dessa forma, deverá avaliar se o seu estilo de vida atualmente cabe um cachorro na sua vida. Além disso, dependendo da raça do seu cachorro ele não irá se adaptar a espaços pequenos. Como, por exemplo, uma raça de porte grande não irá se adaptar a um apartamento.

5-Precisará ser adestrado

Para melhorar diversos comportamentos, os cães precisam ser adestrados e treinados. Dessa maneira, considere se você possui tempo para ensiná-lo a ser um cachorro comportado, caso não tenha, considere chamar um adestrador.

6-Possui alta expectativa de vida

Devido o avanço da veterinária, esses animais se bem cuidados podem viver muito tempo. Desse modo, a partir do momento em que você adota um cachorro é necessário que cuide muito bem do mesmo pelo resto da vida dele.

Dessa maneira, deverá analisar se seus planos futuros poderão incluir esse animal em sua vida, caso não caiba e não possa incluir é válido considerar não fazer a adoção de um cachorro nesse momento.

Mas se você chegou até esse momento do artigo e mesmo assim quer muito realizar a adoção responsável de um cachorro, saiba que adotar um cachorro adulto pode ser uma ótima opção. Veja abaixo as principais vantagens de adotar um cachorro adulto:

Motivos para adotar um cachorro adulto

Os principais motivos para adotar um cachorro adulto são:

1-Mudará o rumo de um animal

A faixa etária que mais encontramos cachorros para a adoção é a adulta. E, muitas pessoas que dão lar temporário castram esses animais antes, o que faz com que você não tenha essa preocupação futuramente.

Além disso, o comportamento do cão adulto é bem melhor, já que ele não possui mais o comportamento de ficar mordendo tudo que encontra pela frente.

2-Adotar um cachorro adulto: Já terá o porte definido

Um dos maiores medos de tutores é não saber qual tamanho o animal irá ficar quando crescer. Entretanto, adotando um cachorro adulto, você já saberá qual o tamanho do animal, diferentemente de um animal filhote em que você não saberá o porte em que ele irá ficar.

3-Personalidade definida

Um cachorro filhote deve ser adestrado para que fique calmo e a personalidade do cão ainda será definida. A personalidade do cachorro adulto já está definida e a chance de precisar de adestramento para melhorar o comportamento será muito pouca.

4-São mais fáceis de adestrá-los

Quando você adota um cachorro filhote, o mesmo irá fazer muita bagunça. Dessa maneira, caso não possuir tempo para treiná-lo, adotar um animal adulto será a melhor opção. Isso ocorre uma vez que, a aprendizagem de um cachorro adulto é bem mais rápida do que de um filhote.

Além disso, um cachorro adulto são acostumados com pessoas, diferentemente de filhotes.

5-Adote um cachorro adulto e ele será muito grato

Muitos cães que são adotados tardiamente, muito provavelmente passam longos anos em abrigos esperando a sua vez de serem adotados. Em alguns casos, eles podem ficar anos abandonados, sofrendo nas ruas.

Quando um animal que já ficou nessa situação é adotado ele será muito grato ao tutor e levará muito amor e carinho ao seu lar, tenho certeza!

Considerações Finais

Como vocês devem ter percebido, adotar um cachorro adulto tem inúmeras vantagens. Muitos tutores preferem animais filhotes, entretanto é bem mais fácil cuidar de um animal adulto do que um filhote.

Ademais, já saberá não terá surpresas com o tamanho do animal, com o temperamento, poderá ser adestrados, dentre outras vantagens.Também, deverá analisar se cabe um cachorro na vida nesse momento e se terá condições necessárias para tal feito.

LEIA MAIS

Existem muitas vantagens de adotar um cachorro adulto. Caso tenha adotado um cachorro adulto, conte para nós nos comentários.

Vale lembras que nós não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar o veterinário para mais informações.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.