Personalidade dos gatos: características, tipos e influência

Personalidade dos gatos: Confira quais são as principais. Reprodução: Pixabay

Os gatos foram domesticados há apenas sete mil anos. Dessa forma, esse fato muito se explica da personalidade dos mesmos. Assim, cada felino possui os próprios traços de personalidade, podendo assim possuir mais de uma.

Saber a personalidade do seu gato auxilia na convivência de ambos e melhora o vínculo com o seu animal. Por isso, nesse texto iremos citar as diversas personalidades dos gatos.

Características principais da personalidade dos gatos

Em geral, os gatos são conhecidos por serem independentes e de gostarem de terem o seu próprio espaço. Entretanto, apesar de ter o traço da autossuficiente e territolialistas, eles não gostam de ficar muito tempo longe dos seus tutores.

Além disso, eles são conhecidos por serem muito curiosos. Dessa forma, gostam muito de explorar cada pedaço do ambiente em que vivem. Além disso, adoram sair para caçar.

O gato pode ter mais de uma personalidade?

Um gato pode ter traços de várias personalidades ou somente uma. Por exemplo, um bichano pode possuir a personalidade de curioso e também ter a personalidade caçadora muito presente.

No entanto, sempre uma personalidade se sobressai à outra. Desse modo, um gato pode ser mais curioso do que caçador.

O que influencia na personalidade dos gatos?

Diversos aspectos podem influenciar na personalidade dos gatos. Primeiramente, é válido destacar que a raça de um gato pode influenciar muito a sua personalidade, por exemplo, um gato siamês pode ser mais dócil e apegado ao tutor, enquanto um gato persa poderá gostar mais da sua individualidade.

Além disso, a quantidade de atenção que o tutor fornece ao gato poderá interferir no comportamento do gato. Isso ocorre, uma vez que o ambiente em que esse animal é criado, poderá moldar a personalidade do mesmo. Sendo assim, caso os tutores que não dão atenção aos gatos, eles poderão ser menos sociáveis.

O histórico de vida do gato também poderá influenciar na personalidade dele, por exemplo, animais que já sofreram com maus tratos ou abandono, tendem a ser menos sociáveis e terem mais medo.

Quais são as principais personalidades dos gatos?

As principais personalidades dos gatos são:

1-Personalidade de Gato que amam humanos

É aquele gato que gosta mais de ficar na companhia dos humanos do que na companhia de membros da mesma espécie,eles poderão amam passar longos períodos junto com eles. Dessa maneira, o mesmo fica atrás do tutor o tempo todo e ama ficar no colo dele.

Caso você possua um felino com essa personalidade, para o mesmo ficar alegre e feliz deverá interagir muito com ele. Assim, poderá fazer isso brincando, escovando, acariciando, ou até mesmo só ficar perto dele já é o suficiente.

2-Personalidade de Gatos que amam gatos

São gatos que preferem passar a maior parte do tempo com outros gatos, ou seja, não gostam de ficar muito com humanos. Dessa forma, ele fica o tempo todo grudado em outros gatos fazendo carinho ou lambendo.

Entretanto, isso não significa que ele não gosta de passar o tempo com humanos, eles só não ficam a todo momento pedindo carinho aos humanos.

3-Personalidade de Gato que amam caçar

Os gatos que possuem esse traço em sua personalidade poderá ficar quase todo o período em que estiver acordado procurando algo para caçar.

Sendo assim, ele fica a maior parte do dia dele tentando achar algo para caçar e se movimentando. Assim, se você possui um gato com essa personalidade, é necessário que você providencie brinquedos que simule uma caça real para ele se entreter, como, baratas de brinquedo.

4-Gato que gosta de ficar sozinho

Essa é personalidade do gato em que todos conhecem. Dessa maneira, esse bichano não passa muitas horas com os tutores, não tolera muito carinho e preferem passar a maior parte do tempo sozinho, sem a companhia de humanos e outros gatos.

Isso não quer dizer que eles não gostem de humanos ou de outros gatos, somente que eles preferem ficar sozinhos sem muito contato com pessoas e fazerem tudo sozinhos. Eles não gostam muito de interagir e sempre se escondem quando chega pessoas estranhas em casa.

5-Personalidade de Gatos Curioso

Esse felino está o tempo todo explorando o ambiente em que eles vivem. Assim, ele fica olhando tudo ao seu redor, olhando e observando tudo. Geralmente, gatos com essa personalidade tende a fugir mais para explorar a vizinhança, caso a sua casa não seja telada.

Como saber qual o tipo de personalidade do meu gato?

Após conhecer quais os tipos de personalidade do gato, com certeza você deve estar se perguntando como faz para saber qual é a do seu. Para isso, deverá observar como é o comportamento do mesmo, como ele se comporta com os outros animais da casa e com o tutor.

Brincar com ele poderá dizer muito sobre isso, por exemplo, caso ele tente morder a sua mão simulando uma caça, é muito provável que ele tenha a personalidade de gato caçador. A comunicação, gestos e como ele se comporta no ambiente, poderá dizer muito como ele se comporta.

Considerações Finais

Como vocês podem ter percebido ao longo da leitura do texto, a personalidade de um gato explica muito como ele pode ser e quais comportamentos eles possuem. Existem diversos fatores que influenciam a personalidade do gato, desde o histórico de vida até mesmo a raça dele.

Para saber como um gato se comporta, é necessário que observe como ele se relaciona com outros gatos, humanos e o ambiente em que ele vive. Assim, a partir disso pode-se chegar a conclusão se ele é curioso, caçador, gosta muito de humano, independente ou prefere outros gatos.

Ademais, deve-se se destacar que um gato pode ter traços de outras personalidades e não necessariamente ter somente uma. Para determinar qual é a personalidade do seu gato, é necessário observar muito como ele se comporta e brincar com ele.

LEIA MAIS

Se você gostou de saber mais sobre a personalidade dos gatos, continue nos acompanhando que trazemos várias dicas sobre os animais. Caso tenha ficado com alguma dúvida do conteúdo, nos inscreva.

Atenção: Não somos especialistas na área e não recomendamos nenhum produto ou serviço. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para saber mais sobre esse assunto.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.