Comportamento do porquinho-da-índia: guia com significados

Comportamento do porquinho-da-índia e seus significados .Reprodução: Pixabay

O comportamento do porquinho-da-índia possui várias peculiaridades. Muitas pessoas adotam um porquinho-da-índia, no entanto, não entendem muito bem sobre eles, ou até mesmo quais são os principais comportamentos dessa espécie.

E, isso pode determinar um problema de entendimento do tutor perante a eles. Esses animais, possuem diversos comportamentos que são inerentes a essa espécie. Dessa forma, para ajudar vocês, no texto de hoje iremos citar os principais comportamentos do porquinho-da-índia.

Curiosidades sobre o comportamento do porquinho-da-índia

Os principais comportamentos dessa espécie são:

1- Se assustam com sons

Os porquinhos da índia se assustam com qualquer barulho. Dessa forma, barulhos cotidianos como, por exemplo, falar no celular ou até mesmo muitas pessoas conversando, eles já procuram locais para se esconderem.

2-Podem ser adestrados

Muitas pessoas pensam que somente os cães podem ser adestrados para fazerem as necessidades no local correto. Entretanto, muitas pessoas que possuem essa espécie em casa, não sabem que os porquinhos-da-índia podem ser ensinados e adestrados para utilizarem uma caixa de areia.

E, para isso, o tutor deve utilizar o reforço positivo e começar a adestrá-lo desde filhote, para facilitar o processo.

3- Comportamento do porquinho-da-índia: Fazem variados barulhos

Qual tutor de porquinho-da-índia não ouviu os mesmos gritarem sem motivo aparente. Eles podem fazer variados barulhos como, por exemplo, quando são pegos no colo ou podem gritar quando estão com fome.

4- Deverá adotar duas fêmeas ou dois machos

Isso ocorre, uma vez que o porquinho-da-índia adulto poderá brigar um com o outro. Assim, se você colocar uma fêmea no cercadinho e dois machos, porque os mesmos poderão disputar território, por causa da fêmea.

5- Deverá evitar colocar o cercadinho em ambientes agitados

Eles não gostam de ambientes agitados com muitas pessoas. Dessa forma, evite colocar o cercadinho em locais muito agitados como, locais que possuem muito barulho, já que eles não suportam barulho.

6- Cuidado ao higienizar os pertences dele

Você tutor deverá ter cuidado ao higienizar os pertences do seu porquinho-da-índia, pois eles não toleram certos tipos de produtos de limpeza e ficam muito estressados com muita limpeza no ambiente em que eles vivem.

7- Comportamento do porquinho-da-índia: Não gostam de muito carinho

Esse animal, não gosta de ficar no colo e também não se apega muito ao tutor. No entanto, o comportamento de cada raça pode diferir, uns pode ser mais calmos e gostar de carinho, enquanto outros podem ser mais agitados e não gostarem do colo do tutor.

8- Podem ficar sozinhos

Dependendo da raça, eles não sentem necessidade de ter outro porquinho-da-índia no cercadinho. Dessa forma, deverá observar se o seu é apegado ao seu território ou não. Caso seja, não se deve introduzir outro no mesmo ambiente.

Entretanto, existem raças que gostam de ter uma companhia, dessa forma, poderá adotar um amigo para fazer companhia para ele.

Quais são os principais sons que eles podem emitir?

Outro aspecto do comportamento dos porquinhos-da-índia, é que eles podem utilizarem os mais variados sons para se comunicarem com os seus tutores ou com os seus companheiros de cercadinho. E, esses vários sons podem ter diversos significados. Os principais sons que eles podem emitir são:

1-Som ¨Cuí¨

Quando eles emitem esse som, significa que eles estão procurando carinho e atenção. Dessa forma, eles estão querendo interagir com outro porquinho ou até mesmo com o seu tutor. Além disso, isso pode estar relacionado com o canto dessa espécie, mas ainda não é esclarecido o motivo dessa cantoria.

2-Gritando vibrado

Eles fazem esse barulho quando estão com fome e querem pedir comida, mesmo quando faz pouco tempo em que se alimentaram. Entretanto, esse comportamento também poderá ser utilizado quando estão disputando território ou querendo atenção. Ademais, isso pode significar que o mesmo não está gostando do carinho que o tutor faz nele.

3-Ronronando

Quando estão muito felizes ou muito confortáveis com a situação que eles se encontram. Se você fizer carinho neles e reagirem dessa maneira, significa que estão gostando bastante, estão muito confortáveis em seu colo e amam a sua companhia.

4-Batendo os dentes

Eles fazem esse som quando algo pode estar incomodando eles bastante. Geralmente, esse barulho tem relação quando eles podem estar querendo utilizar o banheiro do cercadinho.

Como ganhar a confiança porquinho-da-índia?

Como mencionamos anteriormente, eles possuem o comportamento de não gostarem de pegá-los no colo. Entretanto, existem algumas formas do tutor ganhar a confiança dos mesmos.

Primeiramente, deverá conversar com eles de maneira suave, calma e com bastante paciência para eles conseguirem reconhecer a sua voz gradualmente. Ademais, quando fazer esse processo deverá sempre sentar-se para alcançar o mesmo nível que o mesmo, para que eles não fiquem assustados.

Deverá realizar esse processo todos os dias para conseguir criar vínculo e ganhar confiança do mesmo. É importante frisar que terá que conversar com eles em um cômodo que não tem pessoas e outros animais. Isso ocorre, pois o cômodo vazio os ajudará a ficarem mais calmos.

Vale ressaltar que quando esse processo é realizado com porquinhos-da-índia filhotes poderá ser bem mais fácil. Outra dica, é que nesses momentos de interação sempre oferecer o petisco predileto dele como reforço positivo.

Ademais, tutores devem ter bastante cuidado ao pegá-los no colo, pois eles se assustam com facilidade. E, qualquer movimento que os donos fazem pode deixá-los muito assustados.

Considerações Finais

Como vocês podem ter percebido ao longo da leitura do texto, os porquinhos da índia possuem vários comportamentos os quais muitos tutores iniciantes possuem desconhecimento.Além disso, eles possuem diversos sons que podem contribuir para a comunicação com os seus tutores ou com outros companheiros.

Para ganhar confiança dos mesmos deverá interagir com os mesmos todos os dias em um ambiente calmo utilizando o reforço positivo.

LEIA MAIS

Se você gostou do artigo compartilhe ele com os seus amigos. Caso tenha alguma sugestão de conteúdo, deixe nos comentários abaixo ou nos inscreva.

Cabe ressaltar, que não somos especialistas na área e nem recomendamos nenhum produto ou serviço. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar o veterinário.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.