Como socializar cachorro com pessoas? Muitos tutores de cães possuem dificuldade quando se trata de visitas em casa e cães. Nem sempre os cachorros se socializam com pessoas e podem latir muito para as mesmas.
Dessa forma, é de suma importância acostumar pessoas a cães. Nesse texto iremos dar dicas para socializar cachorros com pessoas sem que eles as estranhem.
Por que determinados cachorros estranham as pessoas?
Existem diversas hipóteses que um cão pode latir para as pessoas, desde o cheiro que as pessoas inalam até por conta da aparência ou estado emocional da mesma.
Entretanto, o principal motivo para que os cães podem latir para as pessoas é para proteger o seu território e os recursos que estão dentro dele, como, água e comida.
Por que se deve socializar cachorros?
A socialização de cães é importante a medida que é através desse processo, que eles aprendem a se comportarem de maneira correta a diversas situações. E, isso pode incluir fazer ele se comportar com pessoas que sejam diferente daquelas que eles convivem.
Esse processo deverá ser iniciado quando o cachorro ainda é filhote. Entretanto, isso significa que um cão adulto não possa ser treinado.
Dicas para socializar cachorros adultos com pessoas
As principais dicas para acostumar pessoas com cachorros são:
1-O deixe ter contato com pessoas naturalmente para socializar cachorro com pessoas
Se você quer que o seu cachorro socialize com pessoas, é necessário que você o deixe ter contato com pessoas naturalmente, ou seja, não force ele ter contato com pessoas.
Dessa forma, ao passear com ele e ver pessoas, não force ele a ter interações com essa pessoa. Ademais, é importante pedir para as pessoas ignorar o cachorro. Assim, ele não irá latir e ficar nervoso.
2-Leve o cachorro para um lugar neutro
Como mencionamos anteriormente, o principal motivo para um cachorro estranhar as pessoas é a proteção do território. Dessa forma, para introduzir pessoas no cotidiano do cão, é necessário que você o leve para um lugar neutro, que não seja casa, como por exemplo, praças e parques.
Além disso, evite horários em que esses locais estejam com muitas pessoas e circulação de veículos. Isso acontece, uma vez que eles podem se distrair ou até mesmo se assustar. Assim, deverá começar a apresentação gradualmente com somente uma ou duas pessoas.
3-Recompense o cachorro
Se você observar que o seu cachorro está conseguindo socializar com as pessoas tranquilamente, sempre o elogie e lhe dê um petisco. É de suma importância que repita esse processo sempre que for possível.
O principal indício que ele está socializando com pessoas é que ele fica perto das pessoas e não late. Então esse é o momento em que deverá recompensá-lo.
4- Acostume o cachorro a ver pessoas
Caso tenha notado que ele está interagindo bem com poucas pessoas, comece apresentar ele gradualmente a muitas pessoas e ambiente agitado.
Com isso, deverá levar ele para passear em momentos agitados com muita circulação de pessoas. Desse modo, ele não irá se assustar nem começar a latir muito quando resolver dar uma festa em casa.
Mas, para isso, deverá zelar para a segurança do cachorro, observar se não existe risco dele se assusta e fugir.
5-Diga para pessoa não ir embora para socializar cachorro com pessoa
Muitas vezes as pessoas podem ficar com medo do cachorro e poder ir embora. No entanto, esse é um péssimo hábito, pois no instinto do cachorro ele conseguiu o que queria, ou seja, fazer a pessoa ir embora e proteger o seu território.
Sendo assim, peça para a pessoa não chegar muito perto do cão, mas jamais deixe ficar por pouco tempo, quando o cachorro parar de latir. Entretanto, é importante que a pessoa se aproximar ele esteja de coleira, para a segurança dessa pessoa que foi na sua casa.
Assim, quanto mais ele repete esse tipo de comportamento mais sólido isso fica na mente dele. Dessa maneira, ele irá agir dessa maneira todas as vezes que chegar pessoas diferentes na sua casa que ele não está acostumado.
6-Coloque ele em um ponto que não seja referencia
Deverá colocar o seu cachorro em um ponto em que não seja referência para ele, em que não seja o lugar em que o mesmo passa a maior parte do tempo, como por exemplo, cama ou lugares próximos a recursos como água e ração.
Dessa forma, deverá deixar o cachorro observar você com a pessoa que está na sua casa, e no momento em que ele ficar quieto é importante recompensá-lo.
7- Tenha paciência
Esse processo poderá demorar muito tempo,ainda mais caso o seu cachorro tenha muitos problemas de comportamento. Dessa maneira, deverá ter paciência com o seu cachorro. Entretanto, se demorar muito tempo e não está dando resultados, poderá contar a ajuda de um adestrador.
Considerações Finais
A socialização de cães é um processo muito importante para melhorar o comportamento deles em relação a outras pessoas. Como podem ter percebido, socializar cachorro com pessoas não é uma tarefa fácil, no então é super possível.
Os cães estranham as pessoas com o intuito de proteger os recursos do seu território, como por exemplo, água e comida. Ademais, é necessário de que você leve o cachorro para conhecer pessoas em território neutro. Assim, ele não terá o instinto de proteção de território em um lugar que ele não reconheça como dele.
Além disso, deverá recompensar sempre que o cachorro se comportar da maneira correta. No entanto, se ele não se ele não comportar, poderá contar com a ajuda de um adestrador.
LEIA MAIS
- Seis dicas para acostumar o cachorro dormir na caminha
- Coleira para cachorro: Conheça três tipos ideais para seu pet
- Cachorro adulto: sete motivos para adotar um cão nessa idade
- Dez atitudes que os cães odeiam que os humanos fazem
Se você gostou do artigo continue nos acompanhando que trazemos dicas sobre os animais. Caso tenha ficado com alguma dúvida do conteúdo, nos inscreva ou deixe seu comentário abaixo.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos nenhum produto ou serviço. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas e baseadas em experiência. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.