Na atualidade, muitas pessoas possuem o desejo de ter um cachorro como animal de estimação. Entretanto, as mesmas encontram o obstáculo de morarem em apartamentos.
Não sabe como fazer o seu cachorro adaptar em apartamento? Se você está pensando em adotar um doguinho ou em se mudar para um apartamento e não sabe se poderá se adaptar nesse estilo de vida?
A resposta para essas perguntas você irá obter nesse texto. Nesse texto, irei explicar tudo sobre apartamentos e cachorros.
Tem como adaptar um cachorro em um apartamento?
A resposta é SIM. Tem como fazer o seu cachorro adaptar em um apartamento. Entretanto, é necessário verificar quais as regras e direitos que você enquanto tutor.
Dessa forma, você deverá procurar se informar como funcionam as regras com o síndico do seu apartamento.Também, deverá avaliar também o tamanho do seu apartamento, porque diferentemente de uma casa, você não terá um quintal para que o cachorro possa se exercitar.
Assim, se você possui um apartamento que é maior, poderá ter um cão de porte maior. No entanto, se você possui um apartamento menor, o mais recomendável que você adote um cão menor.
Para ter um cachorro em um apartamento basta você querer e ter de seguir as regras que o seu condomínio recomenda.
Quais as raças de cachorro que vivem melhor em apartamento?
Caso você queira adotar um cachorro que seja mais fácil em acostumar morar em apartamento, é necessário buscar raças que são mais adaptadas. Como, por exemplo, shih-tzu, yorkishire e bulldogue francês.
Isso ocorre, já que essas raças demandam menor quantidade de exercício, são menores e são melhores adaptadas a espaços menores. Já raças, como, golden, dobermann e labrador, podem não se acostumar muito bem, pois são muito agitados e precisam de fazer muito exercício.
Entretanto, se você almeja em ter um cachorro de uma raça que não seja adaptado em apartamento, ou até mesmo já possua um cachorro e irá se mudar para um apartamento, confira as dicas abaixo para fazer isso.
Dicas de como fazer o seu cachorro adaptar em um apartamento
Seguir um conjunto de dicas de como fazer o seu cachorro adaptar em um apartamento faz com que fique muito mais adaptável para você e seu peludo conviverem em harmonia.
As principais dicas para adaptar o seu cachorro em apartamento são:
1-Separe um local para as necessidades dele
Quando você tem um cachorro em casa, poderá acostumar o seu cachorro a fazer as suas necessidades no quintal. Mas se ele mora no apartamento ele terá que fazer as necessidades dentro do mesmo ambiente em que vocês convivem.
Assim, você tutor deverá separar um cantinho para colocar jornais ou tapete higiênico em um local e adestrá-lo para que ele sempre faça as necessidades nesse lugar. Isso é muito importante para manter o ambiente em que vocês vivem limpo.
2-Deixe que eles tenham acesso ao sol
É legal você separar um local que possui sol para que o seu peludo se esquentar. Assim, você deverá adaptar um cantinho na sacada ou na sala para colocar uma caminha para que eles possam tomar sol. Se você for colocar o seu cãozinho para tomar sol na sacada, certifique que ela será segura para ele.
3-Coloque tela de segurança
Como dissemos anteriormente, é necessário você certificar se o apartamento oferece segurança para o seu pet. Deverá telar a sacada e as janelas do seu apartamento. Também deverá restringir o acesso do seu cachorro nesses ambientes, quando não estiver por perto.
4-Passeie todos os dias
Cães necessitam gastar energia para ficarem bem. No apartamento não terá muito espaço para que eles possam correr e gastar energia. Assim, deverá passear com o seu cachorro todos os dias. Quando você for se deslocar pelo o seu prédio, certifique as regras do seu condomínio.
5-Avalie o regulamento do seu prédio
Antes de se mudar com o seu peludo, você deverá se certificar de como são as políticas em relação a animais do seu prédio. Infelizmente até hoje têm prédios que não deixam ter animais no apartamento. Desse modo, avalie o regulamento e verifique que você conseguirá cumprir o que é exigido.
6-Tenha um adestrador de confiança
Pode ser que dependendo da raça do seu cachorro ele poderá ter problemas de comportamento.Dessa forma, por os apartamentos serem bem próximos, você deverá procurar corrigir isso antes que possa ter problemas com os vizinhos. Assim, poderá contar com a ajuda de um adestrador da sua confiança.
7-Realize o enriquecimento ambiental com o seu cachorro para adaptá-lo em um apartamento
Você deverá dar algumas atividades e alguns brinquedos para que o seu pet não fique entediado e não sofra por ter de viver em uma casa sem quintal. Dessa maneira, você deverá espalhar os brinquedos deles pelo apartamento para mante-los entretidos e enriquecer o ambiente para que eles fiquem algum tempo com atividades.
Considerações Finais
Como apresentado para vocês nesse texto, é super possível de como fazer para adaptar o seu cachorro em um apartamento. Você não precisará doar o seu animal ou deixar de morar em um apartamento para ter um cachorro.
Dessa maneira, você precisará seguir as dicas para que a convivência de ambos em um apartamento seja a melhor possível.
Ademais, você também terá que verificar com o síndico do seu prédio quais são as regras para que você possa criar um cachorro no apartamento e se adaptar as essas regras.
Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado e que vocês coloquem as dicas em prática se for morar em um apartamento com o seu peludo.
LEIA MAIS
- Cachorro com frio: seis dicas para proteger o cachorro no inverno
- Dez dicas para fazer o seu cachorro mais feliz
- Sete dicas para escolher um nome ideal para o seu cachorro
- Adaptar filhote de cachorro ao novo lar: o que você precisa saber
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para maiores explicações.