4 passos simples que irá ajudar dois gatos se darem bem

Sete dicas para fazer dois gatos se darem bem. Reprodução: Pixabay

Muitos tutores quando adotam dois gatos ou mais se perguntam como podem fazer a introdução de outro gatinho ao adotar outro. Existem diversos passos a serem seguidos para que esse processo de adaptação seja mais fácil possível.

Esse processo precisa ser seguido corretamente para que eles possam conviver bem e não se estranharem. Nesse texto, iremos dar dicas para fazer dois gatos se darem bem e motivo deles se estranharem.

Por que dois gatos podem se estranhar?

Existem diversos motivos para que dois gatinhos podem se estranhar, mas o principal deles é que um deles pode ter sido retirado muito precocemente da mãe. Então, dessa forma ele pode não ter tido um convívio com felinos por muito tempo.

Assim, o gato não possui o costume de conviver com outros indivíduos da mesma espécie, o que faz com que ele estranhe o gatinho recém-adotado. Outro motivo para que o gato não aceite o outro, é que a convivência com outros felinos, quando filhote, pode não ter sido pacífica.

Ademais, eles não podem estar se dando bem por disputa por território, já que os gatos são extremamente territolialistas. Dessa maneira, se a sua casa não oferece recursos suficientes para eles, eles certamente irão se estranhar.

Quanto tempo leva para dois gatos se darem bem e acostumar com o outro?

O tempo para fazer dois gatos se darem bem ou duas gatas se darem bem é bastante relativo. Isso ocorre, uma vez que existem vários fatores que devemos levar em consideração como, personalidade, histórico de cada gato e como você irá introduzir o gato em sua casa.

Dessa maneira, esse processo poderá levar alguns dias ou até mesmo semanas. Assim, é importante seguir vários passos para que esse período seja mais breve. Também, é necessário que o tutor tenha paciência para que os felinos se tornem melhores amigos.

Como fazer a dois gatos ficarem amigos?

Você deve estar se perguntando como fazer dois gatos se darem bem, para isso, o tutor deverá fazer a introdução de outro gato corretamente. Esse poderá ser um processo desafiador, entretanto, fazendo o processo corretamente, a introdução de um outro gato poderá ser um sucesso. Confira abaixo alguns passos para fazer a introdução corretamente.

1-Apresente o cheiro

Antes de apresentar os felinos pessoalmente, deverá apresentar o cheiro de ambos. Para isso, poderá trocar os pertences um do outro, como, por exemplo, cobertas e brinquedos. Dessa forma, isso fará com que eles já irem reconhecendo o cheiro um do outro e não se estranhem tanto.

2-Coloque um obstáculo

Para apresentá-los pela primeira vez, é necessário que tenha um obstáculo entre eles, como, portas e divisórias. Se eles não se estranharem, poderá apresentá-los gradualmente. Entretanto, sempre fique por perto supervisionando os mesmos para evitar que eles se estranhem. Lembrando que eles precisaram estar em ambientes separados por algum tempo.

3-Utilize o reforço positivo

Sempre que perceber que eles estão se comportando bem, utilize o reforço positivo, ou seja, quando verificar que eles estão se comportando e não se estranhando e nem brigando, recompense eles com algo como, por exemplo, petiscos.

4-Tenha paciência

Na maioria dos casos esse não será um processo fácil. Dessa maneira, os tutores irão precisar ter muita paciência ao tentar acostumar dois gatos juntos. Caso veja que esteja demorando bastante e que eles estejam se estranhando muito, reinicie o processo ou consulte um especialista na área, como, um adestrador.

Dicas de o que fazer para fazer dois gatos se darem bem

As principais dicas para fazerem dois gatos se darem bem são:

1-Faça a mesma coisa para os dois

Fazer a mesma coisa para os dois, como, por exemplo, dar carinho na medida, cada um ter os seus pertences, pode evitar que os gatos briguem. Se eles disputam entre si o ambiente, não existe motivo para eles se estranharem por ambiente.

Dessa forma, sempre disponibilize uma caixa de areia a mais do que o número de gatinhos, e assim faça com os demais itens, como, por exemplo, comedouros e bebedouros.

Quem tem dois gatinho sabe que cada um escolhe ficar em um ambiente. Dessa maneira, coloque os pertences deles no ambiente em que cada um fica. Assim, eles não poderão e nem precisarão acessar o ambiente do outro para acessar comida, água e caixa de areia.

2-Sempre interfira quando eles estiverem brigando

Sempre que observar que eles estão brigando, sempre interfira e não deixe que eles briguem. Não tente acalmar e evite fazer carinho em nenhum deles por algum tempo.

Caso contrário, você observar que eles estão juntos e não estão brigando, utilize a técinica de reforço positivo. Dessa forma, sempre recompense eles com algum petisco, faça carinho nos dois e elogie eles.

3-Comece o processo de introdução novamente

Caso já tenha seguido as dicas acima e não tenha obtido resultados, deverá fazer o processo de introdução novamente dos gatos no ambiente. Dessa forma, deverá deixar o gato recém adotado em um quarto e deixar o outro solto na casa, também se devem separar todos os pertences de ambos.

Após algum tempo troque e deixe um gato solto e o outro preso, com isso poderá acostumar ambos com o cheiro do outro. Após algum tempo deixe eles se verem e se reconhecendo aos poucos.

Faça esse processo de forma bem devagar para quando eles conviverem finalmente juntos eles se darem bem. Caso não dê certo comece esse processo novamente, até que em determinado momento eles irão combinar.

Considerações Finais

Como vocês podem ter visto, dois gatos podem não se darem bem por diversos motivos, mas o principal é a separação precoce da gata e dos irmãos.

Para fazer ambos se darem bem é necessário que o ambiente em que eles vivem exista enriquecimento ambiental. Ademais, é necessário que não os deixarem eles brigarem e caso isso não dar certo realizar o processo de reintrodução dos mesmos no ambiente.

LEIA MAIS

Se você gostou do conteúdo continue acompanhando nosso blog Cantinho dos Animais que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas e caso não consiga adaptar dois gatos juntos, não deixe de consultar o veterinário de confiança.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.