Se você é tutor de gatos, com certeza ele já pediu com que você brincasse com ele. Você sabe brincar com o seu gato? Sabe qual é o brinquedo predileto dele?
Se você está buscando como fazer isso da melhor forma, esse conteúdo será muito útil para você. Brincar com o seu gato pode ajudar a fortalecer o vínculo entre vocês e, também, ajudar ele a se exercitar, e a melhorar o comportamento.
Na atualidade, existem diversas formas de brincar com o seu gato, desde as mais elaboradas, como, brinquedos que existem no mercado, até as mais simples, como, por exemplo, bolinhas de papel. No texto de hoje, irei dar dicas para você brincar com o seu gato.
Por que brincar com o seu gato?
Mesmo sendo domesticados, os gatos não perderam o espírito caçador. Entretanto, não é muito bom que o seu bichano fique caçando por aí, já que as presas podem transmitir várias doenças para o seu bichano.
Dessa forma, um modo de estimular o modo caçador do seu gatinho é brincando com ele. Além disso, o ato de brincar pode fazer o mesmo ficar em forma, pois esses animais tendem a dormir bastante.
Então, ao fazer com que o seu gato brinque você evitará que ele seja sedentário e evita que o mesmo fique estressado.
Você tutor sempre deverá separar um espaço na sua rotina para brincar com o seu gato. Nada substitui o carinho e a atenção que você dará a ele.
É possível fazer brinquedos para gatos?
Sim, é possível fazer brinquedos para gatos com materiais que temos em casa, como, por exemplo, bolinhas de papel e caixas de papelão.
Entretanto, eles não podem ser tão duráveis como os comprados e deverá supervisionar o seu gato quando ele está brincando, pois podem se soltar com mais facilidade.
Bolinhas de meia, labirintos de caixa de papelão e brinquedos feitos de papel, podem ser ótimas opções para o seu gato se divertir bastante.
Quais as brincadeiras que os gatos mais gostam?
Os gatos gostam de brincadeiras que estimule o instinto de caça do mesmo. Assim, brincadeiras como, caça a objetos e com feixes de luz podem deixá-lo muito feliz.
Ademais, eles amam brinquedos com corda e bolinhas. Brincadeiras como, esconder objetos pela casa para ele procurar, pode ser muito interessante.
Dicas para brincar um gato
As principais coisas que você poderá fazer para que o seu gato se divirta bastante durante a brincadeira são:
1-Entenda como poderá fazer ele brincar
Você deverá entender como funcionam os instintos do seu gato. Quando eles brincam, os mesmos imitam que estão caçando alguma presa. Entretanto, não deverá utilizar a mão para isso.
Então quando você está brincando com o seu bichano deverá movimentar o brinquedo imitando uma caça, como se ele realmente fosse a presa do gato. Assim, deverá fazer movimentos variados, como, por exemplo, movimentos de subida e descida com o brinquedo para se tornar a brincadeira mais divertida.
O mais importante é deixar que o gato pegue o brinquedo de vez enquanto, se não ele poderá se não gostar da brincadeira. Lembre-se que esse horário é para o seu gatinho se exercite.
2-Tenha variados brinquedos
Use vários brinquedos diferentes, tais como, varinhas com pena, bolinhas de guizo, arranhadores, dentre outros. Dessa forma, com vários brinquedos você poderá estimular a visão, o tato e audição.
Também poderá utilizar brinquedos que tem a capacidade de esconder petiscos, para estimular a inteligência do mesmo e conseguir pegar o petisco dele. Esses brinquedos são super fáceis de fazer e a brincadeira se torna muito divertida.
3-Todos os gatos possuem a brincadeira predileta
É importante que você saiba a brincadeira preferida de cada gato. Isso ocorre, uma vez que raramente tutores possuem somente um gato em casa.
Assim, poderá ter gatos que amam brincar com bolinha, entretanto outros poderão gostar de brincar com varinha.
Caso você notar que o seu gato não se interessa por determinada brincadeira, deverá mudar de brinquedo até conseguir achar algo que ele goste. Aqui vale uma dica, gatos amam brincar com caixa de papelão.
Por isso que é importante testar vários tipos de brincadeira. Dessa maneira, conseguirá agradar todos os gatos da casa.
4-Avalie se os brinquedos
Você como tutor (a) responsável deverá avaliar se os brinquedos que você adquire para os seus gatos não oferecem risco para o mesmo.
Se não possui partes que possam se soltar, se não pode perfurar e se ele poderá engolir alguma peça. Se for improvisar ou confeccionar um brinquedo, esse quesito irá precisar de mais atenção.
5-Não assuste o seu gato
Durante a brincadeira você deverá ser sutil, tem muitos gatos que não gostam de muita gritaria e agitação podem acabar se assustando.
Então analise a personalidade do seu gato e analise como poderá agir durante esse momento divertido de vocês dois.
Considerações Finais
Os gatos necessitam brincar para que eles possam colocar para fora o espírito de caça que eles herdaram dos seus ancestrais que não foram domesticados. Assim, brincar com o gato poder fortalecer o vínculo entre vocês.
A brincadeira para o gato substitui o ato de caçar, pois o mesmo poderá trazer doenças para eles. Dessa forma, deverá saber como poderá fazer como esse momento poderá ficar mais divertido.
Assim, poderá experimentar vários tipos de brinquedos e verificar com que eles mais gostam de brincar. Deverá, também, verificar se os brinquedos não oferecem perigo ao seu gato.
LEIA MAIS
- Gato arranhando: O que deve ser feito para melhorar isso?
- Curiosidades sobre os gatos: onze fatos imperdíveis desses animais
- Dez coisas que você precisa saber antes de adotar um gato
- Catorze sinais comprovados que o seu gato te ama
Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.