Adaptar um filhote de cachorro é de extrema importância. O momento da chegada de um filhote em casa é de extrema ansiedade e ansiedade dos tutores.
Nesse momento, é necessário que você prepare a casa e os pertences do novo membro da família. No texto de hoje, irei dar dicas do que um filhote irá precisar ao chegar ao seu novo lar.
O que arrumar para adaptar um filhote de cachorro?
O ideal que os preparativos para a chegada de um filhote em casa se iniciem bem antes dele chegar a casa. Dessa forma, terá que preparar tudo com muita antecedência para que não falte nada.
Primeiramente você deverá preparar um enxoval para o seu pet filhote, como, por exemplo, comedouros, bebedouros, uma guia, uma caminha, uma caixa de areia (no caso de gatos), um tapete higiênico (no caso de cachorros) e alguns brinquedos já que os pets filhotes amam brincar.
Também será necessário adquirir um cercadinho, já que terá que delimitar o espaço do novo membro da família.
Quanto tempo leva para um filhote de cachorro se adaptar?
Assim, como um bebê, um filhote tende a chorar muito quando é separado da mãe e dos irmãos. É importante que você entenda que a sua casa para ele é considerado um ambiente estranho e que ele pode chorar nas primeiras noites.
O importante que você siga um conjunto de técnicas que amenizem um pouco essa solidão, como, por exemplo, ursinhos de pelúcia, cobertas e sons que irá acalmar ele.
Dicas para adaptar um filhote de cachorro em casa
As principais dicas para adaptar a casa para um filhote de cachorro são:
1-Delimite o seu espaço
Como dissemos anteriormente, você terá que adquirir um cercadinho. Nesse cercadinho, você deverá colocar as coisas dele, como, por exemplo, uma caminha, comedouro, bebedouro.
Entretanto, você deverá escolher um local que seja quente, esteja livre de corrente de ventos, uma vez que os filhotes são extremamente frágeis. E, se você morar em apartamento e for deixá-lo na varanda, deverá verificar se ela estará bem protegida.
Dessa maneira, terão de ter elementos como vidros e tela de proteção. O filhotinho é como se fosse uma criança, você tutor (a) deverá se antevir a isso.
2-Supervisione o seu filhote de cachorro
Quando o seu pet filhote for até o jardim, é de suma importância de que você o acompanhe, principalmente se você tiver uma piscina em seu quintal. Assim, aos poucos ele vai conquistando os espaços da casa.
3-Escolha comedouros e bebedouros adequados
Os filhotes costumam ser muito brincalhões, por isso é necessário que os comedouros e bebedouros sejam pesados ou com elevação. Conforme o filhote vai se desenvolvendo, poderá regular a altura.
Dessa maneira, pode-se evitar com que eles derrubem água e comida neles próprios.
4-Tenha atenção acerca dos horários das refeições
Coloque ração para o seu filhote pelo menos três vezes ao dia. Também, terá que se atentar se a ração que você escolheu para o ele é adequada para a fase da vida dele.
Deverá perguntar para o tutor provisório qual ração que o pet filhote estava se alimentando para que você possa continuar com a mesma se fizer se o veterinário autorizar ou trocá-la por uma que o veterinário recomendou.
5-Eduque seu filhote quanto à higiene
Você deverá educar o seu filhote desde cedo a utilizar meios higiênicos para fazerem as suas necessidades. O importante que você coloque a caixinha de areia ou o tapete higiênico local fixa de referência.
É necessário que toda vez que ele fizer as necessidades no local correto é premiar, já se fazer no local errado não puna o seu filhote, é necessário ter paciência nesse processo.
6-Compre uma caminha mais simples
Os filhotes pensam que tudo ao redor deles se resume em brincadeira. Assim, deverá comprar uma caminha mais simples, já que ele poderá morder a caminha.
À medida que ele for crescendo, ai você tutor (a) poderá comprar a caminha dos seus sonhos. O mesmo acontece com os brinquedos.
Entretanto, deverá observar se os brinquedos são adequados e não oferecem risco ao seu pet.
7-Delegue funções aos membros da casa
A chegada de um pet em casa é uma coisa séria que precisará dividir as tarefas para que todos possam cuidar do novo membro da família da melhor forma possível.
Assim, divida e defina quem vai ficar com determinadas tarefas, como, por exemplo, quem ficará responsável por limpar as necessidades dele, o levará ao veterinário, quem limpará o espaço o qual ele fica, dentre outros aspectos.
Quais são os principais erros que poderá cometer com o filhote?
Os principais erros que você comete com o seu filhote são:
1-Deixar ele solto na casa toda
Ao adotar um filhotinho, o tutor não poderá liberá-lo na casa toda. Dessa forma, deverá separar um cômodo da casa para colocar um cercadinho, já que muito cômodos podem ser muito espaçosos.
2-Deixar a ração disponível é um erro que você comete com seu filhote
Um erro bastante frequente é deixar a comida o tempo todo disponível para o seu filhotinho. Isso ocorre uma vez que, o seu filhote pode molhar ou a comida pode não ficar muito palatável com o tempo. Além disso, o seu filhote precisará se acostumar com os horários das refeições.
3-Trocar a ração
Muitos tutores ao perceberem que o animal não está gostando da ração acabam tocando muitas vezes a ração para agradá-lo. No entanto, esse comportamento poderá acostumar o seu filhote muito mal. Também, é um erro não dar a ração que ele estava acostumado no lar temporário.
Outro erro em relação a ração, é colocar muita ração após ele comer, pois ao realizar esse comportamento o filhote pode perder o interesse pela ração, Isso ocorre, uma vez que ao perceber que sempre que ele come toda a ração, sempre terá mais disponível, o mesmo poderá perder o interesse pela mesma, ou até mesmo comer além do necessário.
4-Dar muito petisco para o filhote
Para filhotes é somente necessário colocar ração. Não se deve dar petisco para um animal muito novo. Para adestrá-lo não é necessário utilizar petiscos, utilize ração como reforço positivo.
Se ele está com cinco ou seis meses e você poderá introduzir o petisco para o seu filhote. Entretanto, não poderá oferecer esses petiscos no horário da alimentação do mesmo.
Ademais, o petisco não deve ser colocado no recipiente de ração, pois fará com que ele se acostume com o petisco e não queira comer ração. Dessa forma, para não interferir no apetite dele, é necessário que o tutor ofereça o petisco sem ter rotina e horário.
5-Não estabelecer rotina
Você terá que ter horário destinado e estabelecer rotinas a alguns tipos de cuidado, como, por exemplo, escová-lo, dar atenção, limpar o ambiente dentre outros. Assim, deve-se separar um horário para acostumá-lo a receber cuidados.
6-Ceder sempre que ele chorar
É normal que o seu filhote chore algumas noites ao se separar dos irmãos e da mãe. Dessa forma, sempre que ouvi-lo chorando é importante que você não vá mais ao cantinho dele e nem dê carinho a ele nesse momento.
Considerações Finais
Como você deve ter percebido, adaptar um filhote de cachorro não é uma tarefa difícil. É muito que você faça essa adaptação, pois o cachorro pode estranhar ficar sozinho nos primeiros dias.
Seguindo esse conjunto de dicas ficará mais fácil para você tutor (a) e para o filhotinho de cachorro a adaptação dele ao novo lar.
LEIA MAIS
- Coleira para cachorro: Conheça três tipos ideais para seu pet
- Pet idoso: sete dicas para cuidar do animal nessa fase da vida
- Seis dicas para viajar de carro com o cachorro nas férias
- Sete dicas para escolher um nome ideal para o seu cachorro
Cabe ressaltar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um veterinário para maiores esclarecimentos.