Adaptar dois cachorros juntos pode não ser uma tarefa fácil de imediato. Para muitos, esse processo poderá ser muito fácil, entretanto para outros isso poderá ser bem difícil para os tutores e para os cachorros.
Fatores como a personalidade dos cachorros, histórico de ambos e idade podem contribuir para que eles se estranhem e não se darem bem imediatamente.
Dessa forma, para fazer dois cachorros se darem bem, é necessário que siga um passo a passo para adaptá-los. Nesse texto, iremos dar dicas para adaptar dois cachorros juntos.
Como adaptar dois cachorros juntos?
As principais dicas para acostumar dois cachorros juntos são:
1-Conheça a personalidade dos cachorros
Deverá conhecer primeiro a personalidade dos cachorros e observar pontos fortes e fracos do temperamento do mesmo que poderão se atenuar caso venha a conviver com outro. Por exemplo, se possui ciúmes, se é territorialista, dentre outros aspectos. Assim, poderá treiná-los para minimizar esses comportamentos quando estiverem juntos.
2-Apresente os dois em ambientes distintos para adaptá-los rapidamente
Dessa forma, você deverá pegar o seu cachorro e levá-lo para conhecer o novo cachorro fora do território do seu cachorro. Nesse encontro, você terá que permitir que eles se conheçam através do cheiro e que brinquem um pouco.
Assim, pode ser que esse processo pode ser rápido e que você consiga juntar os dois no mesmo dia ou pode levar algum tempo para acontecer. Entretanto, se o cachorro for filhote deverá evitar o contato com o cachorro adulto, dessa forma esse processo deverá ocorrer com o filhote dentro de uma caixa de transporte.
3-Sempre adote cães com energias parecidas
Nesse caso, se você possui um cão idoso em casa, você deverá optar por adotar um cão adulto ou idoso. Isso ocorre, uma vez que se você adotar um cão filhote e tiver um cão idoso, o filhote poderá ficar tentando brincar com o cachorro mais velho todo momento.
Entretanto, o cachorro mais velho não tem energia para isso. Dessa maneira, deverá procurar adotar cães mais que possuem energias iguais. Mas, se o cão idoso gostar de brincar, poderá adotar um filhote sem problemas.
4- Treine eles juntos para adaptar dois cachorros juntos
Antes de introduzi-los em um mesmo ambiente, treiná-los juntos poderá ser uma ótima opção. Isso acontece, uma vez que esse processo poderá criar vínculos e amizade entre os dois.
5-Forneça atenção individual
Cada cachorro precisa ter um tempo de interação como o tutor separadamente entre ambos. Assim, poderá ter certeza que deu atenção suficiente a eles e que não irão brigar por ciúmes dos tutores.
6-Separe os pertences
Ainda que eles estejam se dando bem, é importante separar os pertences deles. Desse modo, cada cachorro poderá ter o seu cantinho com o próprio comedouro, bebedouro e cobertas. Cada cachorro deverá se sentir seguro em seu espaço.
7-Escolha cachorros com características semelhantes
Por fim, deverá adotar cachorros com características semelhantes, como mesmo porte e temperamento. Isso poderá facilitar o processo de introdução, entretanto, isso poderá não ser uma regra, mas sim um facilitador.
Quanto tempo leva para adaptar dois cachorros juntos?
O tempo para dois cachorros de adaptarem poderá variar. Isso ocorre, uma vez que poderá depender de diversos fatores, como, por exemplo, o temperamento dos cachorros, o modo em eles foram apresentados e se foram cachorros treinados.
Assim, enquanto uns podem se darem bem imediatamente, outros podem levar anos para acostumarem um com o outro. Dessa forma, para aumentar a probabilidade que eles se dão bem rapidamente, deverá realizar o processo de adaptação gradualmente.
É de suma importância que tenha paciência durante o processo de adaptação para que o processo de adaptação de dois cães seja o mais breve possível.
O que fazer quando não consegue adaptar dois cachorros juntos?
Caso tenha seguido todas as dicas acima e mesmo assim os cachorros não se dão bem, você deverá separá-los para garantir a segurança deles e de todos que estão ao redor.
Após fazer isso, poderá analisar melhor o motivo o qual eles estão brigando, como, disputa de território, por pertences, ou até mesmo por ciúme dos membros da casa.
Também deverá recorrer à ajuda de profissionais capacitados, como, adestradores, se já tentou adaptá-los e o processo não está tendo resultados. Eles poderão auxiliar na reintrodução de ambos e fornecer dicas personalizadas de acordo com o temperamento dos cachorros.
Antes de fazer a reintrodução de ambos, deverá melhorar o comportamento dos cães caso eles tiverem. Assim, isso ajudará os mesmos a serem mais obedientes e aumentar as chances de ter sucesso após a reintrodução.
Considerações Finais
Como mencionamos anteriormente, adaptar dois cachorros juntos poderá ser uma tarefa muito difícil, mas é totalmente possível dois cachorros combinarem. Existem diversos razões para eles não se darem bem, como, personalidade e idade do cão.
O processo de adaptação deverá ser iniciado antes da adoção do outro animal. Dessa forma, deverá adotar um cachorro com características parecidas como, idade, tamanho e personalidade, isso poderá facilitar e fazer com que eles fiquem amigos com mais facilidade.
Ademais, poderá fazer a adaptação gradual, começando apresentar ele em ambientes diferentes da sua casa, treiná-los juntos. Dessa forma, eles podem se acostumar um com o outro, até se darem bem ao ponto que podem ficar juntos direto no mesmo ambiente.
Caso esse processo não seja conforme tenha planejado, e eles tiverem brigando e esteja levando muito tempo, considere em procurar ajuda de um profissional.
LEIA MAIS
- Golden Retriever: características e curiosidades dessa raça dócil
- Seis dicas para acostumar o cachorro dormir na caminha
- Como socializar cachorro com pessoas? Veja o passo a passo
- Adaptar filhote de cachorro ao novo lar: o que você precisa saber
Adaptar dois cachorros juntos pode ser muito fácil. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que iremos te responder. Se você gostou do texto, continue nos acompanhando.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações passadas nesse artigo são informativas e baseadas na experiência da autora. Não deixe de consultar um profissional da área caso não esteja conseguindo adaptar esses animais juntos.