Na atualidade, aumentou bastante a adoção de animais. Dessa forma, é bem comum encontrarmos gatos e cachorros vivendo no mesmo lar. Entretanto, essa convivência nem sempre é pacífica e podem ser um desafio para vários tutores.
Entretanto, existem meios para que a convivência de ambos possa ser pacífica, e colocar esse processo em prática é desafiador e poderá exigir um pouco de paciência do tutor. Nesse texto, iremos dar dicas para que você tutor consiga acostumar gato e cachorro juntos em um mesmo ambiente.
Como acostumar gato e cachorro juntos?
Primeiramente, você deverá considerar que ao apresentar um cão e um gato existem duas situações possíveis:
- Situação 1: quando você já tem um cachorro e está adotando um gato
- Situação 2: quando você já tem um gato e está adotando um cachorro.
Dessa forma, na situação 1 você deverá conhecer bastante o seu cachorro e observar qual o comportamento do mesmo ao ver um gato e prepará-lo para a chegada do gatinho. Desse modo, a primeira atitude a ser tomada é adestrar o seu cachorro.
Em ambas as situações, você deverá separá-los em cômodos distintos e aproximar eles aos poucos.
Assim, você terá certeza de que o seu cachorro te obedece e que acostumar gato e cachorro irá ser seguro para ambos.
Quanto tempo leva para acostumar cachorro e gato juntos?
O processo de acostumar um cachorro e um gato junto poderá levar poderá ser longo, breve ou intermediário. Isso ocorre, uma vez que isso poderá variar de acordo com a personalidade de cada animal. Por exemplo, se o gato e o cachorro tiverem o temperamento calmo, eles poderão se acostumar bem mais rápido.
Dessa maneira, é importante frisar que cada caso é único, ou seja, irá depender da personalidade dos animais, e ter paciência durante esse processo. Também, é necessário que monitore esses animais após o processo de adaptação, para evitar intercorrências.
Ademais, existem algumas raças de cachorro que podem se adaptar melhor a gatos. Como, por exemplo, golden retiever, labrador retriever e cocker spaniel. No entanto, como mencionamos, isso irá depender bastante da personalidade dos seus animais.
Dicas para acostumar gato e cachorro juntos
As principais dicas para acostumar gato e cachorro são:
1-Faça com que o espaço de cada um seja respeitado
Os gatos são animais de hábitos noturnos, já os cachorros são animais de hábitos diurnos. Dessa forma, você deverá fazer com que eles respeitem o espaço e o horário em que cada um descansar.
Assim, você deverá colocá-los para interagir somente em horários em que o cachorro esteja cansado. Não se pode colocar o cachorro perto do gato quando o mesmo está com sua máxima energia, pois poderá assustar o gato.
2-Restrinja o acesso do cachorro aos pertences do gato
Você os pertences do gato em locais altos em que o cachorro não consiga chegar. Isso ocorre, uma vez que o cachorro gosta de pegar os pertences do gato por causa do cheiro dele e os gatos não gostam nada disso.
Deverá, também, separar a cama do gato em um lugar alto para que o mesmo possa descansar e o cachorro não incomodar. Outro fato importante é separar a alimentação para evitar que o cachorro coma.
Nesse ponto é importante que você adapte o ambiente para que cada um possa ter o seu espaço. Assim, é interessante que você separe um cômodo inteiro da casa para o seu gato e deixe-o restrito a esse ambiente.
Nessa fase você conseguirá observar como o mesmo está reagindo com a presença do cachorro do outro lado da porta.
3-Promova encontros para acostumar gato e cachorro juntos
Você deverá promover pequenos encontros entre ambos. É importante que o cachorro esteja na guia para facilitar o seu controle e evitar acidentes.
É importante que nessa fase você faça no cômodo que você separou para o gato. Assim, esses pequenos encontros são para eles se reconhecerem visualmente.
Caso você observe que eles não estão combinando, encerre esse encontro. Com o tempo eles tendem a ficarem mais calmos na presença um do outro.
Ademais, esses encontros precisa ter algum obstáculo para separar o gato e o cachorro, como, portas e grades.
4-Tenha paciência
Você como tutor deverá ter paciência, pois esse processo não surte efeito da noite para o dia. Caso a adaptação não esteja dando certo, reinicie o processo desde o começo.
Pode ser que eles não sejam melhores amigos, apenas se suportem.
5-Prepare o seu gato para essa adoção
Caso você já tenha um gato e queira adotar um cachorro terá que ter em mente que os gatos são animais extremamente territolialistas, ou seja, na visão deles eles estão perdendo espaço para o cachorro.
Assim, deverá preparar o seu gato para a adoção do cachorro. Para isso, deverá comprar os pertences do seu cachorro e deixa que o seu gato perceba e separar o cão em um cômodo da casa.
Nessa etapa, é importante que não seja o cômodo em que ele passe a maior parte do tempo.
Considerações Finais
Como você deve ter percebido, não é uma tarefa fácil acostumar gato e cachorro. Essa adaptação irá depender da personalidade do seu gato e cachorro.
Se o seu cachorro tem a personalidade de que não reage bem na presença de um gato, é importante que você tenha um adestrador de confiança.
Perceba que se for adotar um cachorro, o mesmo deverá ficar uns dias até em um cômodo para acostumar lentamente, caso seja um gato, faça o processo ao contrário. É importante que esse processo seja realizado lentamente e que respeite o espaço de ambos.
LEIA MAIS
- Oito dicas para limpar casa com animais de estimação
- Pet idoso: sete dicas para cuidar do animal nessa fase da vida
- Adaptar filhote de cachorro ao novo lar: o que você precisa saber
- Oito dicas para fazer o seu gato dormir a noite toda
Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas legais sobre o mundo animal. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário abaixo.
Atenção: Cabe ressaltar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.