Apesar de trazer muita alegria a nossa casa, adotar um gato pode exigir muito cuidado, compromisso e responsabilidade por muito tempo. Dessa forma, antes de tomar essa decisão, é necessário considerar algumas informações para que a adoção seja feita de maneira e efetiva para evitar arrependimentos, o que pode ser prejudicial ao gatinho.
Fatores como, possuir outros animais, disponibilidade de tempo, ou até mesmo o espaço em que vive deverá levar em consideração antes de tomar essa decisão.
Nesse texto irei listar coisas que você precisa saber antes de adotar um gato. Muitos tutores iniciantes que estão querendo adotar um gatinho pela primeira vez irão amar esse texto.
Coisas que você precisa saber antes de adotar um gato
As principais coisas que você precisa saber antes de adotar um gato são:
1-Terá telar a sua casa
Gatos são animais curiosos por natureza,dessa maneira, é inerente ao comportamento deles querem sair para dar umas voltinhas para explorar a vizinhança. Entretanto, a essas voltas pode oferecer muitos riscos a vida do seu bichano.
Dessa forma, terá que avaliar se a sua casa tem como instalar telas de segurança. Caso contrário, você deverá considerar se um gato cabe na sua vida atualmente.
2-Antes de adotar um gato: Providencie os pertences do gato
Deverá providenciar os pertences do gato, tais como, comedouros, caminha, cobertas, caixa de areia. Além disso, deverá verificar com a pessoa a ração que ele está comendo atualmente para providenciar também.
Não deixe para arrumar tudo isso quando o seu gato já estiver com você. Também , não forneça pertences de outros animais, caso tiver, para não estimular competição entre eles.
3-Gatos precisam de enriquecimento ambiental
Por serem de porte pequeno, os gatos não necessitam de muito espaço e podem tranquilamente viverem em espaços pequenos, como apartamentos.
No entanto, deverá fornecer a ele condições para se entreter, como, arranhadores, locais para ele observar o mundo do alto e um ambiente que seja seguro para ele descansar.
4-Exigem responsabilidade
Você terá que ter em mente que um gato exige cuidados diários, como, limpeza da caixa de areia, cuidados com a alimentação e também necessitam de atenção, dentre outros. Dessa maneira, deverá analisar se você tem tempo necessário para cuidar dele da forma que deveria.
5- Verifique se sua casa é muito movimentada
Gatos são animais que não gostam muito de interações com pessoas. Assim, deverá verificar caso a sua casa seja muito movimentada. Caso o seu gatinho não goste muito de pessoas estranhas, poderá oferecer o treinamento necessário e também um lugar seguro para ele se esconder.
6-Antes de adotar um gato: Busque um veterinário
Caso esteja adotando um gato pela primeira vez, precisará pedir recomendações para pessoas que já possuem gatos se eles conhecem um veterinário de confiança.
Isso deve ser feito, pois assim que o gatinho chegar a sua residência, você terá de levá-lo para verificar como está a sua saúde.
7-Possuem expectativa de vida alta
Um gato pode viver até dezoito anos. Dessa maneira, deverá verificar se você possui preparação para cuidar dele por esse período.
Caso tenha outros planos futuros de vida, como mudar de país, mudar de casa, ou até mesmo formar uma família, o gato deverá caber em todos eles.
8-Exige compromisso emocional
Adotar um gatinho exige muito compromisso emocional, ter tempo disponível para dar atenção a ele, brincar e criar um vínculo. Verifique se você possui condições necessárias para amá-lo por toda a vida dele.
Também, terá que ter compromisso de zelar pelos pertences dele, como deixar tudo limpinho.
9-Verifique a compatibilidade de outros animais
Se você já possui outros animais em casa, deverá certificar se a personalidade desses animais poderá conviver em harmonia com um gato. Como, por exemplo, caso tenha um cachorro muito feroz, adotar um gato não poderá ser para você nesse momento.
Ademais, deverá analisar se possui condições de dar atenção e os cuidados básicos aos dois. Gatos são animais extremamente territorialistas. Também terá que verificar se você possui disponibilidade para acostumar os dois animais juntos.
10- Analise a disponibilidade de tempo
Então, caso você seja uma pessoa que viaja muito, deverá saber como irá lidar com o gato quando não estiver presente. Ademais, fique sabendo que caso ficarem muito tempo sozinhos eles poderão desenvolver problemas de comportamento.
Gatos são animais que gostam muito de estarem na companhia dos donos e não gostam de ficar sozinhos. Assim, caso fique muito tempo fora de casa, ter um gato pode não ser a melhor opção, pois além de fornecer amor e carinho, terá que ter tempo disponível para oferecer os cuidados necessários.
Considerações Finais
Adotar um gato é simplesmente maravilhoso. Eles são animais fantásticos que trazem muitas alegrias a nós humanos. Entretanto, você deverá se atentar a alguns detalhes para que esse processo seja o mais simplificado possível e que você não se arrependa depois.
A decisão de adotar um poderá impactar a sua vida por um longo período e exige muita responsabilidade. Antes de dar esse passo, verifique se está preparado para tudo isso. Se possui tempo e afeto disponível para fornecer a ele.
Deverá analisar se esse processo cabe no seu orçamento e na sua vida. Não poderá adotar e deixar o gato de lado. Adote com responsabilidade. Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado e que tenha refletido a cerca de saber o que é preciso para adotar um gato.
LEIA MAIS
- Gato arranhando: O que deve ser feito para melhorar isso?
- Seis dicas para tornar a casa mais segura para o gato
- Sete dicas para fazer dois gatos se darem bem
Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário abaixo.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de confiança.