Coelhos: o que todos deveriam saber antes de ter esse animal

Coelhos: o que é necessário saber antes de ter um. Reprodução: Pixabay

Os coelhos são animais muito populares no mundo todo, pois possuem a personalidade muito amigável e muito dócil. Além disso, eles são símbolos da páscoa. Entretanto, antes de adotar um, é necessário saber quais os cuidados básicos.

Isso ocorre, uma vez que apesar de ser muito fácil cuidar de um, eles precisam de cuidados específicos para viverem em ambientes domésticos. Dessa forma, nesse texto hoje iremos citar curiosidades sobre os coelhos.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

Qual a origem dos coelhos?

Ainda não se sabe o local exato que os coelhos se originaram. Na verdade, o que se sabe é que o coelho como conhecemos hoje, tem origem de coelhos selvagens e foram domesticados e criados pelos romanos.

No século XVII, eles foram levados para os Estados Unidos pelos europeus. Desde então, eles se tornaram muito populares como animais de estimação no mundo todo.

Qual o temperamento dos coelhos?

Geralmente, os coelhos são muito dóceis e amam o carinho dos seus tutores. Além disso, eles se dão muito bem com outros animais e se adaptam facilmente a rotina dos tutores.

No entanto, é necessário socializar os coelhos desde filhotes, para que eles não fiquem nervosos e não estranhem as pessoas. E, poderá ser preciso muita paciência para realizar esse processo.

O enriquecimento ambiental poderá ser muito benéfico nesse sentido, pois brinquedos, podem estimular a mente desses animais e, com isso, resolver problemas de comportamento.

Vantagens de ter um coelho

Existem muitas vantagens de ter um coelho, dentre elas é que são animais muito fáceis de cuidar. Dessa forma, que ao contrário dos cachorros, eles não precisam passear, não necessitam de banho e são muito silenciosos.

Ademais, quando socializados corretamente, são muito sociáveis. Eles precisam de muita atividade física, pois eles gostam muito de correr, saltar e explorar o ambiente ao seu redor. Por falar em ambiente, eles podem se adaptar em lugares pequenos, mas deverá ter enriquecimento ambiental.

Desvantagens de ter um coelho

A principal desvantagem de ter um coelho é que eles podem ter um comportamento destrutivo por possuir dentes afiados. Além disso, eles podem ter problema de comportamento se não socializados corretamente. São animais muito frágeis que não podem se molhar de forma alguma.

O que é necessário saber antes de adotar um coelho?

1-É um animal muito mansinho

Os coelhos são animais muito mansinhos com os tutores. Entretanto, por serem animais que são muito caçados na natureza eles podem ser um pouco desconfiados.

Apesar de serem muito mansinhos com os tutores, eles não gostam de muito carinho nem de ficar no colo dos tutores. Eles gostam muito de brincar e atendem pelo nome deles.

2-Coelhos não podem tomar banho

Os coelhos se estressam facilmente, dessa maneira, não poderá colocar ele na água. Em contrapartida, disso, eles soltam muito pelo, podendo inclusive fazer o ninho para colocar os filhotes com o próprio pelo deles.

Você como tutor terá que escová-los diariamente, pois ao se limpares eles acabam ingerindo uma enorme quantidade de pelos.

3-Coelhos não são roedores

Muitas pessoas pensam que coelhos são animais roedores, no entanto, eles pertencem à outra ordem de animais. Assim, como os animais roedores, os coelhos possuem dentes que não param de crescer.

Dessa forma, durante a alimentação, eles precisam de alimentos que desgastam os dentes para que eles não fiquem grandes demais.

4-Possuem sentidos apurados

Na natureza, os coelhos são presas, sendo assim muito caçados. Dessa maneira, eles desenvolveram o sentido muito apurado para que sempre estejam preparados para fugirem de qualquer perigo.

Ademais, devido ao posicionamento dos olhos deles, os mesmos podem observar tudo ao redor deles, e conseguem perceber um animal que se aproxima, por terem orelhas grandes que conseguem captar qualquer som que chegue até eles.

5-Possuem expectativa de vida muito grande

Um coelho pode viver até mais que um gato ou cachorro, podendo assim atingir mais de dez anos.

6-Possuem hábitos noturnos

Os coelhos são animais que possuem hábitos noturnos, no entanto, eles podem se adaptar aos horários e a rotina dos tutores.

Como preparar a casa para a chegada de um coelho?

Ao adotar um coelho é importante que você reserve um espaço para o mesmo na sua casa ou apartamento. Geralmente, os tutores colocam os coelhos em gaiolas, no entanto, as mesmas podem ser pequenas e não adequadas. Dessa forma, opte por um cercadinho.

É importante salientar, que esse cercadinho deverá ficar em lugares frescos, longe do calor, pois os coelhos são muito sensíveis ao calor, e de preferência, sem grandes correntes de vento e de fácil higienização.

A limpeza no cercadinho deverá ser realizada a cada dois dias. Caso você opte por utilizar serragem à limpeza poderá ser feita a cada semana sem que necessite limpar.

Considerações Finais

Como vocês podem ter percebido ao longo da leitura do texto, os coelhos são animais que devem ter cuidados especiais. Dessa forma, ao cogitar adotar um coelho deverá refletir de que eles necessitam possuir um ambiente exclusivo para eles no ambiente e o mesmo precisa ser higienizado.

Além disso, eles são animais que podem se adaptar a rotina dos tutores, gostam de brincar e atendem pelo nome deles. Os coelhos possuem a expectativa de vida alta, podendo ultrapassar até dez anos de vida. Precisam ser escovados e não podem tomar banho.

Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais curiosidades sobre os coelhos.

LEIA MAIS

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.