Chow Chow: o que todos deveriam saber antes de ter um

Chow Chow Reprodução: Pixabay

O Chow Chow é um cachorro encantador. Essa raça é muito antiga e teve origem na China, sendo que ficou muito popular quando foi para os Estados Unidos e para a Inglaterra.

As suas características, como a língua azul e a pelagem densa ao redor do pescoço confere a ele uma aparência única e bem famosa. Nesse texto iremos fornecer um guia completo sobre o Chow Chow com características, personalidade, curiosidades e muito mais!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

Origem da raça

A origem desse cachorro remonta a China. Acredita-se que ele tenha se desenvolvido para ser um cão de caça, guarda e pastoreio pelos chineses antigos, e essa raça é uma das mais antigas, tendo mais de 2000 anos de história.

Além disso, existem registros que indicam que essa raça tenha tido conexões históricas com a Mongólia e a Sibéria. Também, há registros que ele tenha sido cachorro de companhia de nobres e imperadores chineses.

No entanto, apesar de ser uma raça muito antiga, esse cachorro só se tornou popular quando foi levado para a Inglaterra no século XIX. E, a partir desse momento ele se espalhou para outras partes do mundo.

Características físicas sobre a raça

Em relação às características físicas, esse cachorro é bem conhecido por sua aparência única. A característica física mais marcante é a sua pelagem, que é densa e lisa. E, a pelagem densa e volumosa ao redor do pescoço muitas vezes forma uma espécie de “juba”, que dá a essa raça uma aparência semelhante à de um leão. As cores da pelagem poderão ser vermelho, preto, azul, canela e creme.

Essa raça é de porte médio a grande, assim, poderá pesar até 32 kg e medir até 51 cm. Também, o ele possui a cabeça larga e o focinho curto e largo. E, uma característica física muito comum nesse cachorro é a íngua de cor azul-preta.

Personalidade do Chow Chow: tranquilo e independente

No quesito personalidade, ele é conhecido principalmente por ser um cachorro muito independente. Sendo assim, ele não é aquele cachorro, muito apegado aos donos, e gosta de ter o seu próprio espaço. Entretanto, mesmo gostando de ter o seu espaço reservado, ele poderá ser extremamente leal ao seu dono e à família e poderá ser muito protetor.

Também, é uma raça calma e tranquila, o que faz com que ele consiga se adaptar a diversos ambientes, desde casas maiores até apartamentos. No quesito socialização, ele precisará ser socializado desde filhote, pois ele tenderá ser cautelosos e, por vezes, desconfiados com pessoas desconhecidas.

Já em relação ao treinamento, ensinar truques e comandos para essa raça poderá ser desafiador. Isso ocorre, uma vez que ele é um cachorro independente e teimoso. Dessa forma, ele poderá responder melhor ao método de treinamento reforço positivo e ter um dono consistente.

Curiosidades sobre a raça

Origem antiga: Essa é uma das raças mais antigas do mundo. Ele teve origem na China e era usado como cão de trabalho nas funções de guarda e caça.

Língua azul e boca preta: Ter essa característica é muito comum nessa raça em que a língua azul e a boca preta. Além disso, eles possuem a pelagem densa e longa ao redor do pescoço que poderá ter a aparência da juba de um leão.

Teimoso e independente: Ele é um cachorro muito teimoso e independente, no entanto, poderá ser muito amoroso com a sua família.

Dúvidas frequentes sobre a raça

Qual é o valor do Chow Chow?

O valor do Chow Chow poderá ser de até R$ 3500, no entanto, esse valor poderá variar conforme a localização geográfica, criador, se é macho ou fêmea, dentre outros fatores.

Lembres-se antes de adquirir um animal pesquise antes sobre o criador e peça referências para outras pessoas. Também, considere a adoção de um animal.

Qual a expectativa de vida do Chow Chow?

A expectativa de vida desse cachorro poderá ser de até 12 anos. No entanto, se tiver os cuidados necessários como visitas frequentes ao veterinário, alimentação adequada, exercícios regulares ele poderá viver bem mais.

Se você se gostou de saber mais sobre essa raça continue acompanhando o nosso blog Cantinho dos Animais. Curta a nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.