O Chihuahua é um cachorro que chama bastante atenção das pessoas por ser um cachorro muito pequeno. Acredita-se que a menor raça do mundo tenha tido origem na região de Chihuahua, no México.
Possuem a personalidade vibrante e são muito corajosos. Inclusive, podem esquecer o seu tamanho e enfrentar diversas situações para proteger os tutores. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre essa raça como, características, curiosidades, personalidade e muito mais!
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem do Chihuahua
O Chihuahua é uma raça de cachorro que é considerada umas mais antigas da América. Embora a sua origem ainda seja marcada por incertezas, acredita-se que ela remonta a região de Chihuahua, localizada no México. E, também se supõe que os seus ancestrais estavam presentes na América por milhares de anos.
Assim, alguns especialistas sugerem que ele descende de cachorros pequenos criados por tribos pré-colombianas, como os toltecas. Entretanto, outros especialistas afirmam que a raça seja ligada a cachorros trazidos por espanhóis durante a colonização das Américas.
Dessa maneira, é certo que o Chihuahua se desenvolveu ao longo do tempo no México. Na atualidade, ele é marcado como uma das menores raças de cachorros do mundo e muito popular em vários lares por sua personalidade vibrante.
Características Físicas da raça
Em relação as características físicas, o Chihuahua é cachorro de porte pequeno. Dessa maneira, geralmente ele pesa entre 1,5 a 3 quilos e podem medir cerca de 15 a 23 centímetros na cernelha.
E, apesar do tamanho pequeno, o corpo dele é compacto e musculoso. E, no quesito pelagem, ela pode ser de dois tamanhos: longa ou curta, assim, a pelagem longa poderá ser lisa e curta, enquanto a longa poderá ser levemente ondulada. As cores do Chihuahua podem ser fulvo, preto, branco, creme, chocolate, dentre outras.
Uma das características inerente a eles é o formato da cabeça,que é arredondada em um formato que lembra uma maça. Os olhos podem ser grandes e as orelhas podem ser grandes. Se bem cuidado, a expectativa da raça poderá chegar aos vinte anos.
Personalidade do Chihuahua: ousado e leal
Nesse quesito duas palavras podem resumir a personalidade do Chihuahua: ousado e leal. Assim, apesar de ser bem pequeno ele possui atitudes confiantes, ousadas e enfrentar situações de maneira destemida.
São muito leais aos tutores e podem ser apegados a eles. Dessa forma, podem formar um vínculo muito grande com a sua família e gostar muito de ser mimado por ela. Além disso, podem ser bastante territoriais, assim, podem latir para pessoas estranhas ou para alertar os tutores para situações que sejam incomuns.
Energia é o que não falta para a menor raça de cachorro. Dessa maneira, o Chihuahua pode ser muito ativo e gosta muito de brincar e se divertir. Brincar de buscar, correr e passear, pode ser as atividades preferidas dele. Por fim, adestrar esse cachorro poderá demandar mais paciência já que ele poderá ser bem teimoso.
Cuidados com a raça
Veja abaixo quais os principais cuidados que terá que ter com o Chihuahua:
Apesar de ser um cachorro pequeno, ele possui muita energia e precisa de cuidados regulares para se manter equilibrado. Brincadeiras em casa e passeios podem ser ótimas opções.
Deverá escovar a pelagem desse cachorro pelo menos três vezes na semana para remover pelos soltos e evitar emaranhados. Inclusive, caso o seu Chihuahua seja de pelos longos a frequência deverá ser ainda maior. Também, como essa raça é sensível ao frio, deverá protegê-lo com agasalhos na época do outono e inverno.
Não espere seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve ele para consultas e exames. Além disso, peça informações sobre os cuidados dele em específicos, como, por exemplo, a ração mais adequada.
Curiosidades do Chihuahua
- Raça muito antiga: O Chihuahua é a raça mais antiga das Américas. Acredita-se que ele teve origem no México, sendo assim, recebeu seu nome da região de Chihuahua, que se localiza no México.
- Tamanho pequeno: Muitos cachorros dessa raça são ganhadores de títulos no Guinness World Records. Inclusive um Chihuahua chamado Pearl ganhou como o cachorro mais curto do mundo, para vocês terem noção a altura dele é menor que um palito de picolé. Sendo assim, muitas pessoas se referem ao Chihuahua como cachorro de bolso, uma vez que ele pode ser tão pequeno que pode caber em um bolso.
- Famosos em filmes: Frequentemente esse cão é retratado nos filmes. O um exemplo famoso é o personagem “Bruiser” de “Legalmente Loira”. Também, são muito famosos por serem cachorros de celebridades.
Quais os tipos de Chihuahua?
Em relação aos tipos de Chihuahua nos referimos ao tipo de pelagem. Sendo assim, veja quais são os dois:
- Chihuahua de pelo curto: Como o próprio nome diz, essa pelagem poderá ser lisa, curta e brilhante.
- Chihuahua de pelo longo: O Chihuahua de pelo longo possui a pelagem longa e essa poderá ser levemente ondulada.
Qual o valor do Chihuahua?
O valor de um Chihuahua poderá ser de até 9 mil reais. Existem diversos fatores que podem influenciar no preço final, por exemplo, as fêmeas podem ser mais caras que os machos.
Qual o temperamento dessa raça?
O temperamento do Chihuahua poderá ser confiante e audaz. Em diversas situações eles podem se comportar como fossem maiores como realmente são. Além disso, são bastante teimosos e apegados aos tutores, em que muitas gostam de passar longos períodos com os seus tutores.
O que saber antes de ter um cachorro dessa raça?
Antes de ter um Chihuahua você deverá saber que ele poderá ser um compromisso por muito tempo. Isso ocorre, uma vez que ele possui a expectativa de vida elevada, podendo viver até os vinte anos.
Também, como é bem pequeno ele tende a ser mais frágil, assim o tutor deverá protegê-lo, especialmente quando estiverem se movimentando. É um cachorro que ama a atenção do tutor e poderá se manter em alerta com a intenção de proteger a sua família diante de pessoas estranhas e situações incomuns.
O que Chihuahua gosta?
O Chihuahua gosta de atenção dos seus tutores e amam brincar, mas cuidado na hora da brincadeira, como mencionamos acima, eles são bem frágeis.
Se você gostou de saber mais sobre essa raça, continue acompanhando o blog que trazemos dicas diárias sobre os animais. Curta a nossa página no Facebook.