Cão d’Água Espanhol: saiba tudo sobre essa raça encantadora

Cão d'Água Espanhol
Cão d’Água Espanhol

O Cão d’Água Espanhol é uma raça versátil e cheia de energia. Ele teve origem na Península Ibérica, esse cão foi utilizado por séculos como ajudante de pescadores e pastores. Hoje, ele é um cachorro de companhia que conquista várias pessoas ao redor do mundo pelo seu temperamento leal e carinhoso.

Além disso, extremamente apegado à família, esse cachorro é conhecido por ser companheiro, protetor, afetuoso e inteligente. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer diversas informações sobre o Cão d’Água Espanhol.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça de cachorro incrível. Confira!

Origem da raça

O Cão d’Água Espanhol teve origem na Espanha nas regiões de Andaluzia e Cantábria. Sendo que esses cachorros desempenhavam diversas funções como pastoreio de gado e rebanho, caça de aves aquáticas, resgate de peixes e redes de pesca.

Além disso, essa raça de cachorro é antiga, com registros que remontam à Idade Média e era muito valorizada pela sua versatilidade.  E com o passar dos séculos, esse cachorro se consolidou como um companheiro indispensável às pessoas, preservando até hoje seu caráter leal e inteligente.

Características físicas do Cão d’Água Espanhol

Em relação às características físicas, o Cão d’Água Espanhol possui a aparência encantadora. Sendo assim, ele é um cachorro de porte médio, ou seja, poderá pesar até 25 quilos e medir até 50 centímetros.

O corpo dele é robusto, a cabeça é proporcional ao corpo e o focinho é reto. Os olhos são amendoados, expressivos e de cor castanho escuro, e as orelhas são caídas e de tamanho médio.

No quesito pelagem, ela é densa, encaracolada e resistente à água. As cores aceitas são pretas, marrom, fígado, branca ou combinações dessas cores.

A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 14 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver bem mais.

Personalidade do Cão d’Água Espanhol

Em relação à personalidade do Cão d’Água Espanhol o que chama mais atenção é o fato dele ser um cachorro inteligente e obediente. Desse modo, ele possui grande capacidade de aprendizado e responde muito bem a treinos baseados em reforço positivo.

Como esse cachorro é muito leal e apegado à família, costuma estar sempre por perto, acompanhando seus tutores em todas as atividades. Além disso, é um cachorro sensível e afetuoso, que valoriza o carinho e a proximidade dos seus tutores.

Geralmente é sociável com outros animais e pessoas, desde que tenha sido bem socializado desde cedo. No convívio diário, mostra-se um companheiro versátil, alegre e equilibrado.

O Cão d’Água Espanhol possui energia de sobra. Desse modo, é um cachorro que precisa de exercícios físicos diários para se manter saudável e feliz. Gosta de correr, brincar e principalmente de nadar, já que tem grande afinidade com a água.

Cuidados com a raça

O Cão d’Água Espanhol precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos três vezes por semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem.

Como é um cachorro muito ativo, ele precisará de exercícios como caminhadas e brincadeiras interativas. Além disso, como é muito inteligente, brinquedos poderão ser essenciais para evitar o tédio.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, limpeza das orelhas e dos olhos, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.