Como ajudar cachorros de rua? O guia completo

Cachorros de rua infelizmente vivem um triste realidade. Reprodução: Pixabay

Observar vários cachorros de rua, infelizmente, poderá ser muito comum em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, esses cães podem vivenciar um cenário muito triste nas ruas, como a falta de alimentos, falta de segurança e, o principal, ausência de alguém para fornecer carinho e atenção pelo resto de sua vida.

Dessa maneira, para mudar um pouco esse cenário, é muito importante que as pessoas estejam solidárias e ajudem o cão de rua. Nesse texto, você irá ter acesso a um guia de como poderá auxiliar para ajudar um cachorro nesse estado e fazer para mudar esta realidade.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

Qual é a raça dos cachorros de rua?

Não existe uma raça específica para um cão de rua. Sendo assim, eles podem ter uma raça definida ou não. Entretanto, infelizmente, a maioria dos cachorros de rua é sem raça definida.

Infelizmente, os cachorros de rua podem viver várias situações tristes, como o medo, falta de água e alimentos e ausência de segurança, o que lhes confere expectativa de vida menor.

Existem várias causas para um cão de ruaestar nessa situação, como o abandono, em que muitas vezes os tutores mudam de casa e deixam os seus fiéis companheiros para trás. Também existem aqueles em que se perderão dos seus donos, fugindo de casa e não sabendo voltar, isso ocorre principalmente com os filhotes.

Dessa maneira, é muito importante ajudar um cão de rua, pois afinal, poderá ter uma pessoa procurando por ele, e você poderá ajudá-lo de alguma forma.

Mas afinal, o que fazer e como ajudar cachorros de rua?

É bem triste ver vários cachorros de rua. Lamentavelmente, muitas pessoas observam essa situação e não fazem nada, mas se você está disposto a ajudar um animalzinho de rua, listamos abaixo o que poderá fazer para o bem dele:

1-Se aproxime dele com calma

O cão de rua poderá estar muito assustado e muito arredio, pois afinal, eles assumem essa postura, pois podem carregar consigo muitos traumas e também pela falta de segurança que eles enfrentam nas ruas.

Sendo assim, ao se aproximar de um cão de rua, mantenha a postura relaxada e calma. Dessa maneira, evite contato visual direto e evite tocá-lo. Assim, que observar que ele é calmo, tente ajudá-lo, mas se observar que ele está arredio, chame algum especialista, como veterinário ou adestrador.

2- Forneça água e comida para ajudar cachorros de rua

Oferecer água e comida pode ser um passo essencial para ajudar um cão de rua, já que a maioria pode passar sede e fome nessas condições em que eles vivem.

Dessa maneira, ofereça ração seca e, dependendo das condições de saúde, precisará ser ração unida. Caso o animal seja filhote, é preferível oferecer ração úmida. No entanto, é de suma importância oferecer porções controladas, já que ele poderá estar com muita fome e poderá ingerir o alimento rapidamente, que em grandes porções irá fazer mal a ele.

3- Busque identificá-lo

Muitos cachorros de rua podem estar perdidos dos seus lares. Dessa maneira, verifique se esse animal possui coleiras de identificação com as informações dos donos ou microchip. Para isso, poderá contar com a ajuda de veterinários ou abrigos de proteção animal.

Caso você verifique que ele possui uma coleira de identificação ou um microchip, e não esteja conseguindo saber as informações do dono, publique fotos nas redes sociais e nos grupos de Facebook para tentar encontrar o tutor desse animal.

Também, verifique com os seus vizinhos para obter alguma informação sobre aquele animal, sobre há quanto tempo que aquele animal está naquele local.

4- Leve ao veterinário

Com as condições que os cachorros de rua enfrentam, eles podem ficar com a saúde comprometida. Infelizmente, muitos cães que vivem nas ruas poderão estar machucados por conta brigas ou atropelamentos.

Dessa forma, levar ele ao veterinário poderá ser importante para verificar como está a saúde dele. Caso não tenha condições financeiras, faça uma vaquinha virtual ou peça ajuda nas redes sociais. Eles vão te ajudar, tenho certeza!

5- Forneça lar temporário

Forneça um lar temporário a esse cão de rua, principalmente em situações climáticas de muito frio ou chuva. Deixe-o ficar em sua casa até você conseguir um lar definitivo para ele. É de suma importância que você faça esse gesto, já que nas ruas eles estão expostos a vários perigos e não existe segurança para eles.

Caso o lar temporário não seja possível, procure algum abrigo para animais em sua cidade em que ele possa ficar. Infelizmente, nem sempre existem vagas nesses locais, pois eles podem ter resgatado muitos cães de rua. Sendo assim, o lar temporário será a melhor opção. Você terá um companheiro fiel e muito amor. Tenho certeza!

6- Considere a adoção

Mesmo que adotar um animal seja um compromisso por muito tempo, adotar um cão de rua fará muito bem a você e a ele. Desse modo, você não estará somente tirando um animal da rua, mas sim dando o exemplo da adoção responsável e fazendo com que mais pessoas também adotem animais de rua.

Caso a adoção não seja possível, forneça o lar temporário e tente doar o cão de rua, mas faça isso com muita responsabilidade. Publique fotos dele nas redes sociais e também faça cartazes.

Caso apareça alguém interessado, faça perguntas, como o local onde mora, como é o espaço em que ele irá ficar, se tem outros animais, dentre outras perguntas.

Considerações Finais

Ao ajudar os cachorros de rua, podemos verificar que o pouco que fazemos poderá mudar pelo menos um pouco a realidade triste em que eles vivem. Sendo assim, desde abordá-lo com paciência até o fornecimento do lar temporário, cada passo poderá fazer uma diferença enorme na vida daquele animal.

Colocar ração, água e tentar encontrar um lar para um cachorro de rua podem ser uma das medidas necessárias para darmos exemplos de empatia e proteção à vida animal. Somente assim, poderemos proporcionar a esses cães uma vida repleta de amor e cuidado.

Você também poderá se interessar

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.