O cachorro sem pelo exibe uma beleza excepcional. Várias raças de cachorros poderão apresentar as características de ausência total ou parcial de pelos. No entanto, essas raças exigem cuidados especiais como, por exemplo, proteção contra o sol.
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos apresentar 5 raças de cachorros sem pelo com um breve resumo de características físicas, personalidade e origem.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Cão de Crista Chinês
O Cão de Crista Chinês é um cachorro sem pelo que possui pelos somente na cabeça, nas patas e na cauda. Ele é um cachorro de porte pequeno, assim, poderá pesar até 6 quilos e medir até 33 centímetros na cernelha.
No quesito personalidade, é um cachorrinho muito carinhoso que ama estar na companhia dos seus tutores. Além disso, ele adora brincar e se adapta bem a diversos ambientes. Pode ser reservado com estranhos, mas muito amigável com aqueles que ele conhece.
Embora sugere que ele tenha tido origem chinesa, na verdade, a origem dele é incerta. Essa raça foi companheira de marinheiros chineses e caçava ratos nos navios, o que a fez se espalhar para outras partes do mundo.
Cão sem Pelo do Peru
O Cão sem Pelo do Peru é geralmente sem pelo, no entanto, alguns poderão ter pelos na cabeça. Em relação às outras características físicas, ele poderá ter o corpo atlético, orelhas grandes e olhos escuros.
Ele é um cachorro extremamente leal e protetor da sua família, por isso poderá ser um pouco reservado com estranhos. E, mesmo que seja afetuoso, ele poderá ser um pouco independente e preferir ficar no seu espaço em alguns momentos.
A sua origem remonta há milhares de anos, em que evidências arqueológicas mostram que ele era muito valorizado pelas culturas andinas. Ele era um animal de companhia e, em 2001, foi declarado Patrimônio Nacional do Peru.
Xoloitzcuintli ou Cão Pelado Mexicano
O Xoloitzcuintli, também conhecido como Cão Pelado Mexicano, é uma raça antiga, que embora alguns exemplares tenham uma camada fina de pelos, a maioria desses cachorros não possui pelos. Ele poderá possuir uma variedade de tamanhos, orelhas grandes e corpo musculoso.
Em relação à personalidade, ele é calmo e tranquilo, gostando de ficar boa parte do tempo em casa descansando junto dos seus tutores. No entanto, ele poderá gostar de passeios e brincadeiras.
Essa é uma das raças mais antigas das Américas e acredita-se que tenha sido criada pelos povos indígenas do México e da América Central.
Cachorro sem pelo:Terrier Americano sem pelo
O Terrier Americano sem pelo é uma das poucas raças de cachorros sem pelo. E, em relação às características físicas, ele tem um corpo compacto, olhos escuros, orelhas pequenas. Ele poderá pesar até 7 quilos e medir até 40 centímetros na cernelha.
Ele é conhecido pela sua energia vibrante, amam brincar e passear. Além disso, é um cachorro inteligente, curioso e adora explorar o ambiente ao seu redor. Poderá ser muito afetuoso, amigável e carinhoso com os seus tutores.
Como o próprio nome já diz, ele teve origem nos Estados Unidos. Em uma ninhada da raça Rat Terrier, um filhote nasceu sem pelos e esse filhote deu origem a essa raça como conhecemos atualmente.
Cachorro sem pelo: Pila Argentino
O Pila Argentino é um cachorro sem pelos e de porte médio. Dessa forma, ele poderá pesar até 14 quilos e medir até 45 centímetros na cernelha. Ele tem o corpo compacto, olhos escuros e orelhas médias.
No quesito personalidade, ele é extremamente leal e gosta muito de estar perto de sua família. Também é um cachorro inteligente, gosta de explorar o mundo ao seu redor e adora aprender novos truques e comandos.
O Pila Argentino é uma raça antiga e rara, e sua origem pode estar ligada a cachorros sem pelo que trazidos por colonizadores espanhóis para a América do Sul.