Os latidos para os cães uma forma que eles encontraram para se comunicar com os humanos. Entretanto, quando os latidos em excesso pode se tornar um problema para os tutores e para eles próprios. E, isso pode incomodar várias pessoas ao redor.
Para esse problema, a primeira coisa a se fazer é identificar as causas dos latidos. Dessa maneira, nesse artigo iremos dar dicas para fazer o cachorro parar de latir o tempo todo.
Por que um cachorro pode latir muito?
Um cachorro pode latir muito devido a algo que ele esteja exposto externamente. Sendo assim, o tutor deverá identificar o motivo para desenvolver medidas a fim de cessar esse problema de comportamento.
Um dos motivos mais comuns que devemos incluir é a marcação de território. O seu cão pode estar tendo esse tipo de comportamento para defender uma pessoa ou até mesmo o espaço em que ele vive.
Também, é válido destacar, que a falta de exercícios físicos e mentais. E assim, ele pode desenvolver latidos excessivos para liberar a energia que está neles e chamar atenção do tutor para passear com ele.
Algumas raças podem latir mais do que as outras?
A resposta é depende. A personalidade de algumas raças podem favorecer o latido em excesso. Por exemplo, cães em que na sua origem foram criados para guarda, como, pastor alemão possuem uma tendência a latir mais. Já as raças criadas para companhia, como golden retriever, podem ser mais silenciosos.
Entretanto, a principal causa de um cachorro latir o tempo todo é estímulos externos. Sendo que para esse problema, a raça não é um fator preponderante, já que até mesmo um cão de companhia poderá latir muito se for exposto ao barulho.
Dicas para fazer o cachorro parar de latir o tempo todo
Caso os latidos constantes estejam te incomodando, as principais dicas para cessar esse comportamento incluem:
1-Não dar atenção quando ele estiver latindo
Sempre que o seu cão fizer algo errado, e você dar atenção a ele no mesmo instante, estará potencializando comportamentos indesejados.
Assim, toda vez que ele começar a latir muito e os tutores darem algum petisco ou carinho para ele, o mesmo aprenderá que toda vez que repetir esse comportamento ele será recompensado.
Desse modo, espere ele dez minutos para que ele possa parar de latir, e somente após isso forneça atenção a ele. Também não chame atenção dele, pois ele irá entender que ele latir é um comportamento correto.
2-Fazer enriquecimento ambiental
Um cachorro precisa muito de estímulo físico e mental. Desse modo, o enriquecimento ambiental é a forma de resolver vários problemas. Para manter ele ocupado e o fazer parar de latir, deverá oferecer brinquedos interativos e adestrá-lo.
3-Passear durante a manhã
Um cão precisa de uma série de necessidades para viver, como passeios e atenção do tutor. Dessa maneira, cada um deles possui necessidades básicas que precisamos oferecer. Quando falta isso a ele, poderá acontecer dele ficar com problemas de comportamento.
Os passeios são muito importantes para ele, já que faz com que gaste energia acumulada e também socialize com pessoas e outros animais. Passear, com ele durante a manhã fará com que ele gaste energia e fique mais equilibrado durante o restante do dia.
4- Treinar ele para ficar sozinho
O seu cachorro pode estar latindo por estar sentindo a falta o seu tutor. Assim, deverá treiná-lo para poder ficar sozinho, separando alguns momentos do dia para vocês ficarem separados.
Dessa forma, ele começará a gostar de ficar sozinho e parar de latir caso isso seja a motivação desse comportamento. Entretanto, caso ele fique sozinho demais ele poderá ter problemas comportamentais, dessa maneira, ofereça atenção na medida certa.
5- Socializar com pessoas e animais
Geralmente, quando a causa dos latidos são pessoas estranhas ou outros animais, isso se deve ao fato de que o seu cãozinho não foi socializado quando filhote.
Assim, para fazer isso, deverá passear com ele e sempre que observar pessoas estranhas ou animais e se comportar, deverá utilizar a técnica de reforço positivo, e o recompense com um petisco.
6- Fornecer um ambiente calmo
Um das causas para um cachorro latir muito, é estar cercado de estímulos como barulho. Assim, caso observe que o cachorro fique na garagem da sua casa latindo para os carros na rua ou para os cachorros da vizinhança, é melhor oferecer a ele um cômodo da sua casa que seja livre desses estímulos.
7- Procurar um adestrador para fazer o cachorro parar de latir
Caso tenha seguido todas as dicas acima e não tenha solucionado esse problema, procure um adestrador especializado. Ele ajudará entender melhor as causas e como solucionar esse problema da melhor forma.
Considerações Finais
Fazer um cachorro parar de latir o tempo todo pode ser muito difícil, mas existe solução. Para começar esse processo, o tutor precisa entender que é necessário buscar a causa desse comportamento do cachorro.
As causas mais frequentes para isso é falta de passeios diários, falta de socialização e o cachorro estar em um ambiente cercado de estímulos, como, por exemplo, muito barulho. Além disso, o excesso e a falta de atenção do tutor poderão causar esse problema comportamental.
Assim, passear com o cão diariamente, socializá-lo com pessoas estranhas, fazer enriquecimento ambiental e oferecer um local pode fazer com que ele pare de latir o tempo todo.
Caso essas medidas não sejam eficazes para o seu cão, poderá procurar um profissional especializado. Diminuir os latidos do cachorro poderá ser muito benéfico para vocês e melhorar a relação de ambos para a melhor.
LEIA MAIS
- Gato mordendo muito: o que pode ser feito?
- Adestrar cachorro filhote: veja quatro dicas passo a passo
- Acostumar cachorro e gato juntos: cinco dicas para eles conviverem em harmonia
- Sete dicas para fazer o seu cachorro adaptar em apartamento
- Seis dicas para viajar de carro com o cachorro nas férias
Lembrando que não somos especialistas na área e não recomendamos produtos ou serviços. Continue acompanhando o blog Cantinho dos Animais que trazemos dicas diárias sobre os animais.