As raças de cachorro mais inteligente do mundo são muito apreciadas, pois muitas pessoas buscam um companheiro capaz de aprender comandos rapidamente. E, elas além de serem lindas, muitas delas são utilizadas na realização de tarefas especializadas como, busca e resgate, terapia e trabalho policial.
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos apresentar 10 raças de cachorro mais inteligente do mundo, com um breve resumo sobre a origem e a personalidade.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!
Border collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo
O Border Collie é considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo e teve origem em uma região entre a Escócia e a Inglaterra. E, essa raça foi criada para pastorear ovelhas em terrenos difíceis. Ao longo do tempo, a raça foi aprimorada por fazendeiros, pela sua inteligência.
Ele é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, capaz de aprender novos comandos rapidamente. Além disso, possui muita energia, o que faz com que ele precise muito de exercício, atividades como agility poderá ser ótima opção para essa raça.
No quesito treinamento, ele responde muito bem ao método de reforço positivo. E, o treinamento deve começar desde filhote, para desenvolver obediência e bons comportamentos.
Poodle
O Poodle é outra raça de cachorro mais inteligente do mundo, em que a sua origem ainda é controversa, mas é mais aceito que ele tenha suas raízes na Alemanha. No entanto, foi na França que a raça ganhou popularidade e se tornou símbolo de elegância e sofisticação.
Ele é considerado muito inteligente pela sua capacidade de aprender novos comandos com muita rapidez. Também é uma raça versátil, podendo se adaptar a diferentes ambientes seja em apartamentos ou em casas maiores.
Em relação ao treinamento, assim como o border collie, ele responde muito bem ao reforço positivo. E, mesmo que não tenha tanta energia como outras raças, ele precisa de exercícios regulares.
Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma raça originária da Alemanha, que foi desenvolvido para não se apenas um cachorro de pastoreio, mas que fosse versátil e inteligente para atuar em várias funções, como cão de guarda e trabalho policial.
Sendo assim, ele é inteligente o que faz com que ele seja fácil de treinar e muito adaptável a diversas tarefas, como, trabalho policial, busca e salvamento, e cão-guia.
Também, poderá ser altamente protetor, o que faz com que ele esteja sempre pronto para defender os seus tutores, reservados com pessoas estranhas. No quesito treinamento, ele deverá ser treinado e socializado desde filhotes.
Golden Retriever também é uma das raças de cachorro mais inteligente do mundo
O Golden Retriever foi desenvolvido na Escócia no século XIX para ser um cão de caça perfeito para recuperar aves aquáticas. E, a combinação do seu temperamento amigável e a sua inteligência fez dele uma das raças de cachorros mais famosas do mundo.
Ele é um cachorro gentil e amoroso, e essa característica dele faz com que ele se dê bem com todos, como crianças, pessoas estranhas e outros animais de estimação.
E, mesmo que ele não seja tão inteligente quanto ao border collie, ele poderá ser considerado uma das raças de cachorro mais inteligente do mundo, pois poderá ser relativamente fácil de treinar ele para uma variedade de tarefas.
Além disso, são utilizados em uma variedade de tarefas, como, cães de terapia, cães-guia e em operações de busca e salvamento.
Doberman
O Doberman é outra raça de cachorro mais inteligente do mundo. Ele teve origem na Alemanha, em que um cobrador de impostos Karl Friedrich Louis Doberman buscava um cão de guarda leal e protetor. Sendo assim, a raça foi desenvolvida para ser forte, corajoso e altamente inteligente.
Ele é um cachorro extremamente leal a sua família e muito popular pelo seu instinto de proteção. Dessa forma, quando treinado desde filhote, poderá ser um cão de guarda confiante e seguro.
Também, poderá aprender comandos com facilidade, devido a sua inteligência. Assim, como o Pastor Alemão, pode ser treinado para uma variedade de tarefas, como, proteção, busca e resgate, e até esportes caninos.
Pastor de Shetland
Outra raça de cachorro mais inteligente do mundo é o Pastor de Shetland, que como próprio nome já diz, foi desenvolvido nas Ilhas Shetland, localizada na Escócia. Sendo que o objetivo era desenvolver um cachorro que fosse eficiente no pastoreio de ovelhas e um excelente companheiro para as famílias.
Ele é altamente inteligente e aprende vários truques e comandos rapidamente. Assim, ele está entre uma das raças mais fáceis de treinar, com uma grande disposição para aprender.
O método de treinamento de reforço positivo, com elogios e recompensas poderá ser ideal para ele. Também, eles são muito afetuosos com a sua família, gostando muito de participar da rotina da casa.
Labrador Retriever é uma das raças de cachorro mais inteligente do mundo dócil
O Labrador Retriever teve origem na ilha de Newfoundland, localizada no Canadá, mas foi desenvolvido no Reino Unido. E rapidamente se tornou popular como cão de caça e de companhia devido a sua alta inteligência e personalidade amigável.
Assim, como o golden retriever, o Labrador, por ser muito inteligente e dócil, é treinado e frequentemente utilizado como cão-guia e cão de serviço. Ele possui muita energia e adora brincar.
Essa raça de cachorro responde muito bem ao método de treinamento de reforço positivo. Além disso, é necessário garantir que ele seja socializado precocemente para se dar bem com pessoas estranhas.
Papillon
O Papillon, também conhecido como “Spaniel Anão Continental”, é uma das raças de cachorro mais inteligente do mundo que teve origem na Europa, principalmente na França, Bélgica e Espanha. Ele era um cachorro de companhia para a nobreza.
Ele é conhecido pela sua inteligência e é considerado uma das raças mais espertas. Com uma personalidade animada e brincalhona, ele poderá adorar interagir com pessoas.
No quesito treinamento, poderá responder muito bem a métodos de treinamento como o reforço positivo. E, como qualquer cachorro, precisa de constância para ensinar comandos e truques para ele.
Rottweiler
O Rottweiler teve origem na Alemanha, durante o Império Romano. Ele foi desenvolvido para pastorear o gado, mas se destacou principalmente ao ser cão de guarda.
Ele é um cachorro muito leal à sua família e possui um forte instinto de proteção. Além de ser uma raça muito inteligente e ter uma excelente capacidade de aprendizagem, o que faz dele muito utilizado como cão de trabalho em funções como polícia, guarda e de busca e resgate.
O treinamento responde bem ao treinamento baseado em recompensas, como petiscos, elogios e brincadeiras, e a socialização precoce é fundamental para que ele seja equilibrado e amigável. E, como a maioria das raças de cachorro inteligente, ele responde bem ao treinamento baseado em recompensas, como petiscos, elogios e brincadeiras.
Boiadeiro Australiano
O Boiadeiro Australiano, conhecido também como Blue Heeler ou Burriler, como o próprio nome já diz, foi desenvolvido na Austrália no início do século XX. O objetivo era criar um cachorro resistente, ágil, inteligente e para pastorear o gado.
Essa raça possui muita inteligência e responde muito bem ao treinamento e à socialização. E, devido a essas características, é necessário fornecer exercícios físicos e estímulos mentais adequados.
Entretanto, ele poderá ser um pouco teimoso e independente. Por isso, é necessário ter constância para treiná-lo.