Cachorro filhote chorando muito: a chegada de um filhote representa uma felicidade imensa para todos os membros de uma família. Entretanto, o choro do cachorro filhote pode ser um desafio e tanto para todos.
Existem diversos motivos que podem estar causando esse tipo de comportamento, desde necessidades básicas não atendidas, separação da mãe e irmãos e o estranhamento do ambiente em que ele está inserido. E, entender o que está por trás desse tipo de comportamento ajudará a adaptação e a criação de vínculo com os tutores.
Nesse texto, preparamos um guia desde os motivos pelos quais um cachorro filhote está chorando muito até o que fazer para ajudar os tutores a lidar com esse desafio. Confira!
O que leva cachorro filhote chorando muito?
Existem várias razões para que um cachorro filhote chore muito, e identificar esse motivo é crucial para o bem-estar do mesmo. Desse modo, um dos principais motivos é a recém-separação da mãe e dos irmãos, sendo o latido uma forma de tentar localizar a mãe e os irmãos.
Outra razão a ser destacada para o seu filhotinho de cachorrinho chorando é a insegurança que eles podem ficar assustados e perdidos até se adaptarem ao novo ambiente, ao novo lar e às novas pessoas.
Também, um cachorrinho filhote pode estar chorando devido ao tédio. Filhotes possuem muita energia para brincar e interagir com os seus donos, sendo assim, sempre separe um tempinho para brincar com eles.
Ademais, ele pode estar tendo esse tipo de comportamento devido à falta de cuidados necessários para um cachorro nessa fase da vida, como fome, sede, frustração, dentre outros motivos.
O que fazer quando um cachorro filhote chorando muito?
A causa mais comum do choro do cachorro filhote é a separação da mãe e dos filhotes e a inserção em um ambiente novo com pessoas desconhecidas. Confira abaixo dicas do que fazer quando um cachorro filhote está chorando:
1-Verificar as necessidades básicas
O choro do filhote de cachorro pode estar ocorrendo devido à falta de necessidades básicas. Dessa maneira, verifique se ele tem água disponível, limpa e fresca, se ele se alimentou corretamente e se não está evitando fazer as suas necessidades.
2-Consulte um veterinário
O veterinário irá certificar que o choro dele não é causado por ele estar doente e poderá orientá-lo como cuidar dele da melhor forma.
3-Forneça um ambiente seguro para o cachorro filhote chorando
Arrume o ambiente em que o cachorro filhote chorando irá ficar para oferecer mais conforto e segurança para que ele se adapte melhor ao novo lar. Desse modo, utilize o enriquecimento ambiental, com brinquedos apropriados para filhotes.
4- Dar atenção ao filhote
Forneça atenção necessária ao seu cachorro filhote chorando para aumentar o vínculo entre vocês, por meio de brincadeiras e carinho. Isso irá suprir a necessidade de companhia de que o cachorrinho precisa.
5- Estabeleça uma rotina
Como mencionamos acima, um cachorro filhote pode estar chorando muito, devido à falta de adaptação ao novo ambiente. Estabelecer uma rotina ajudará ele a se sentir mais seguro e previsível. Sempre tenha horários para a alimentação, brincadeiras e tempo de descanso.
6- Utilize ursinhos na caminha dele
Poderá utilizar ursos de pelúcia na cama dele para ele se sentir seguro e não sentir tanta falta da mãe e dos irmãos. Assim, ele poderá parar de chorar a noite.
Quanto tempo leva para um cachorro filhote parar de chorar?
O tempo para que um cachorro filhote para de chorar pode ser em média duas semanas. Entretanto, alguns podem levar mais tempo para se adaptarem ao novo lar.
Existem vários fatores que podem fazer com que esse processo seja mais rápido, sendo que filhotes mais velhos podem levar menos tempo. É necessário que o tutor tenha paciência e ajude o filhote de cachorro chorando.
O ambiente doméstico, o histórico de vida e a personalidade do cachorro, o nível de interação do novo tutor são fatores que podem determinar o tempo que o filhote pode levar para parar de chorar.
Considerações Finais
Vários fatores podem levar um filhote de cachorro chorando, sendo que o principal é a saudade que ele sente da mãe e dos irmãos. Entretanto, é interessante consultar um veterinário para verificar que o choro não pode ser causado por algum problema.
Identificar a causa do cachorrinho filhotinho chorando é necessário para ajudá-lo a eliminar esse tipo de comportamento e promover bem-estar dele nessa fase da vida. Para isso, ao fornecer carinho e atenção, necessidades básicas e estabelecer uma rotina poderá reduzir o tempo que um filhote poderá parar de chorar.
A paciência, compreensão e principalmente o amor com o novo membro da família poderá ser crucial para que ele se adapte plenamente às novas pessoas e ambiente.
LEIA MAIS
- Husky Siberiano: conheça mais sobre essa raça amigável
- Sete dicas para fazer o cachorro parar de latir o tempo todo
- Onze dicas para passear com o cachorro da melhor forma
- Porque os cachorros lambem os donos? Entenda o significado!
Se você gostou do conteúdo, continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo, nos inscreva ou deixe seu comentário.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.