Borzoi: saiba tudo sobre a raça

borzoi
Borzoi (Reprodução: Pixabay)

O Borzoi, também conhecido como Galgo Russo, é um cachorro elegante e de porte imponente. Ele teve origem na Rússia e combina velocidade, resistência e um temperamento muito tranquilo.

Esse cachorro não se destaca somente pela sua beleza, mas sim pela sua personalidade calma e muito afetuosa. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o Borzoi.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto e saiba tudo sobre essa raça. Confira!

Origem da raça

O Borzoi teve origem na Rússia e sua história remonta há mais de 400 anos. Essa raça foi desenvolvida pelos aristocratas russos, cujo objetivo era desenvolver um cachorro para a caça de lobos, veados e lebres que fosse muito veloz.

Além disso, ele é descendente de cachorros árabes, como, por exemplo, o Saluki, e outras raças locais russas. Durante muito tempo, esse cachorro era exclusivamente criado pela nobreza. Inclusive, ele era frequentemente oferecido como presente para outros membros da aristocracia russa.

Por esse motivo, após a Revolução Russa, essa raça quase foi extinta. No entanto, como alguns exemplares da raça foram levados para outros países, como Inglaterra, isso fez com que a raça fosse preservada.

Borzoi: Características físicas

Em relação às características físicas, o Borzoi possui a aparência encantadora. Ele é um cachorro de porte grande, ou seja, poderá medir até 85 centímetros e pesar até 48 quilos.

O corpo dele é longo e magro, a cabeça é longa, o focinho afilado. Os olhos são do formato de amêndoa e de cor escura, e as orelhas são pequenas e caídas.

No quesito pelagem, ela é longa, sedosa e ondulada. As cores poderão variar entre branco, creme, preto e tigrado.

A expectativa de vida da raça poderá ser de até 10 anos, entretanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver mais.

Borzoi: Personalidade

O Borzoi tem uma personalidade equilibrada entre afeto e independência. Ele é muito apegado à sua família, mas não exige atenção constante. Em casa, costuma ser um cão tranquilo e discreto, apreciando momentos de independência.

Embora seja um cão elegante e ágil, não necessita de exercícios intensos no dia a dia, pois seu temperamento é naturalmente calmo. No entanto, passeios regulares poderão ser essenciais.

No treinamento, apesar de sua inteligência, o Borzoi pode demonstrar certa teimosia. Por isso, métodos baseados em reforço positivo são os mais eficazes. Quanto à socialização, ele tende a ser reservado com estranhos e não se adapta bem à convivência com animais pequenos, como gatos ou cães de porte reduzido, devido ao seu forte instinto de caça.

Cuidados com a raça

O Borzoi precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa forma, referente à pelagem, ela precisará de escovação de pelo menos três vezes por semana para evitar nós e remover pelos soltos. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.

Apesar de ser um cachorro tranquilo, ele precisará de exercícios regulares. Passeios e brinquedos interativos poderão ser ótimas opções.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve para consultas e exames. Também peça orientações sobre alimentação balanceada, higiene dos dentes, limpeza das orelhas, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Curiosidades sobre a raça

  • Origem: Ele possui a origem nobre, ou seja, era criado exclusivamente pela aristocracia russa.
  • Nome com significado: A palavra Borzoi vem do idioma russo Borzyi, que em russo significa “rápido”.
  • Personalidade calma: Ele é um cachorro tranquilo e possui o temperamento muito calmo em casa.

Qual o preço do Borzoi?

O preço do Borzoi poderá ser de até 4 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a localização geográfica, se o animal é macho ou fêmea e segundo a linhagem do animal.

Antes de adquirir um Borzoi, visite o canil para avaliar as condições do local e como os animais são tratados. Certifique-se de que os cães recebem cuidados adequados e vivem em um ambiente limpo.

Além disso, considere a adoção! Muitos cães dessa raça, ou até mesmo sem raça definida, podem estar à espera de um lar amoroso. ONGs, abrigos e grupos em redes sociais dedicados à raça ou à causa animal podem ser ótimos lugares para encontrar um cachorrinho para adoção. Dar uma segunda chance a um animal resgatado pode ser uma experiência gratificante. Adote e faça a diferença!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.