Border Collie: tudo que deverá saber sobre o cachorro inteligente

border collie
Border Collie: a raça de cachorro mais inteligente. Reprodução: Pixabay

O Border Collie é um cachorro encantador. É uma raça de origem britânica e que em sua criação, foi utilizado para o trabalho de pastorear ovelhas na Grã-Bretanha.

Além disso, essa raça é a mais inteligente dos cães e muito indicada para atividades ao ar livre. Também, eles são muito enérgicos e exigem muita atividade mental para se sentirem felizes. Nesse texto, iremos abordar várias características e curiosidades sobre o border collie.

Origem do Border Collie

O Border Collie é uma raça de cachorro que teve origem em uma região de fronteira que fica entre a Escócia e a Inglaterra. Por isso, ele tem esse nome, em que o nome “Border” significa fronteira, e a palavre “Collie” é utilizado para descrever cães pastores.

Sendo que, ele era utilizado para o trabalho no campo, para pastoreio de ovelhas nas paisagens montanhosas dessa área. E, a sua habilidade e inteligência foram aprimoradas ao longo do tempo para essa função.

Atualmente esse cachorro é conhecido não apenas por ser um cachorro de pastoreio, mas sim como uma das raças mais inteligentes e versáteis do mundo.

Características físicas do Border Collie

Em relação ás características físicas o Boder Collie é um cachorro de porte médio a grande. Sendo assim, ele poderá pesar até 20 quilos e medir até 53 centímetros. A expectativa de vida poderá ser de até 16 anos.

A pelagem poderá ser curta e lisa, mas também, poderá ser longa e lisa. As cores poderão ser preto e branco (a mais comum), tricolor (preto, branco e marrom), marrom entre outras combinações.

Personalidade do Border Collie: muito inteligente e afetuoso

No quesito personalidade, o Border Collie é conhecido principalmente pela sua inteligência. Sendo assim, ele é extremamente rápido para aprender novos comandos e tarefas. Além disso, ele é uma raça que possui muita energia, o que faz com que ele necessite de exercícios regulares.

E, além de atividades físicas ele precisa de atividades que ocupem a sua mente, como brinquedos interativos.O cachorro dessa raça tende a ser muito afetuoso, sendo muito leal e dedicado a sua família.

Quais as vantagens de ter um Border Collie?

Com certeza a principal vantagem de ter um border collie é ter um companheiro para se exercitar. Dessa forma, se sua família gosta de praticar atividades físicas, essa raça de cachorro poderá ser perfeita para vocês.

Isso ocorre, uma vez que eles poderá ser uma ótima companhia para atividades físicas como, por exemplo, caminhadas. Além disso, poderá levá-los para praticar agility, pastoreio, frisbee e freestyle.

Ademais, esses pets são conhecidos por serem muito amorosos com a família. São muito versáteis e podem ser treinados para realizarem muitas atividades, pastoreio e atividades de busca e salvamento.

Os border collies são considerados os cachorros mais inteligentes. Sendo assim, podem ser facilmente adestrados e adoram atividades que exercitam a mente, como, truques e comandos.

Quais as desvantagens de ter um Border Collier?

Como mencionado anteriormente, esses cães gostam muito de se exercitar, principalmente para atividades ao ar livre. Dessa maneira, caso não possua muito tempo para fornecer passeios e atividades físicas diárias, infelizmente essa raça de cachorro não cabe na sua vida nesse momento.

Também, eles precisam ter distração no ambiente em que vivem,como, enriquecimento ambiental, pois se não podem ficar entediados e desenvolverem problemas de comportamentos.

Além disso, por serem criados para pastorear ovelhas, eles podem carregar esse comportamento com eles. Dessa maneira, eles possuem o hábito de correr e latir atrás de motos e carros. Também, podem fazer isso com visitas e pessoas estranhas.

Curiosidades sobre a raça

Muito inteligente: Uma das características do cachorro dessa raça que mais chama atenção é a sua inteligência. Eles aprendem as tarefas muito rapidamente. Inclusive, ele é citado por especialistas como a raça mais inteligente.

Habilidade atlética: O cachorro dessa raça poderá ser campeão de agilidade e e frisbee. Isso se deve a sua agilidade e velocidade.

Recordes no mundo canino:Uma cachorrinha da raça Border Collie chamada “Striker” detém o recorde mundial para o maior número de comandos executados em pouco tempo, o que demonstra sua inteligência e obediência.

Possui várias cores: As cores da pelagem dele poderá variar bastante. Sendo assim, poderá incluir as cores preto, branco, vermelho, azul e até mesmo merle, dentre outras.

Cuidados com a raça

Pelagem: Como a pelagem dele é longa, ela precisará de escovação regular para remover pelos soltos e emaranhados.

Exercício regular: Como é uma raça muito ativa, ela precisará de exercício regular. Caminhadas, brincadeiras no quintal, atividades como agility poderão ser ótimas opções para ele.

Visitas ao veterinário: Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, leve ele para consultas e exames. Também, peça orientações sobre alimentação adequada, frequência dos banhos, limpeza dos dentes e orelhas, corte das unhas, dentre outros.

Ambiente seguro: Certifique que o seu Border Collie tenha um ambiente seguro para viver,assim não deixe ao alcance dele objetos e substâncias que poderão fazer mal a ele.

Qual o preço do Boder Collie?

O preço do Border Collie poderá ser de até 4 mil reais. No entanto, esse valor poderá variar diante de alguns fatores como, linhagem do animal, localização geográfica, se o animal é macho ou fêmea, dentre outros.

Além disso, antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma pesquisa sobre o canil e o modo que eles tratam os animais que vivem nesse local. Também considere adotar um cachorro dessa raça ou sem raça definida, você poderá encontrar em grupos de redes sociais ou em abrigos de animais.

Considerações Finais

Em resumo, o border collier é uma raça incrível e muito inteligente. Possui comportamento dócil e ama fazer atividades ao ar livre com os tutores. Antes, foram criados para o trabalho, como, o pastoreio de ovelhas, precisam se exercitar todos os dias para não desenvolverem problemas de comportamento.

Dessa maneira, esses cachorros, não são indicados para cães de companhia e para viverem em casas sem quintal e apartamentos. Além disso, precisam de muito estimulo mental, dessa forma, antes de adotar um pet dessa raça, certifique-se se possui tempo necessário para suprir essas demandas.

LEIA MAIS

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário abaixo.

Vale lembrar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.