O Borador é um cachorro encantador! Ele é resultado da mistura de Border Collie e Labrador Retriever, e essa combinação une as melhores qualidades de ambas as raças.
Ele é um cachorro leal, ativo, afetuoso e conhecido principalmente pela sua inteligência e personalidade amigável. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o Borador.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
O Borador é um cachorro híbrido, ou seja, resultado da mistura de duas raças que são muito populares, o Border Collie e o Labrador Retriever. Embora ele não tenha uma origem específica, acredita-se que tenha surgido nos Estados Unidos.
Esse cachorro ganhou destaque principalmente por herdar as características desejáveis de ambas as raças que deram origem a ele. E, essa combinação dessas qualidades, ele é muito versátil. Dessa forma, ele poderá ser uma excelente companhia para famílias.
Características físicas do Borador
Em relação às características físicas, o Borador por ser um cachorro híbrido, pode herdar traços de ambas as raças que lhe deram origem. Ele é um cachorro de porte médio a grande, ou seja, poderá pesar até 30 quilos e medir até 58 centímetros na cernelha.
O corpo é proporcional e atlético, característica herdada do Labrador e porte médio a grande herdado do Border Collie. O focinho poderá ser longo, os olhos da cor marrom e as orelhas caídas.
No quesito pelagem, ela poderá ser de comprimento curto a médio. E as cores poderão ser de cor única ou bicolor, sendo que as combinações preto e branco ou preto e marrom são comuns, mas outras cores, como amarelo, também podem aparecer.
A expectativa de vida poderá ser de 10 a 14 anos, no entanto, se ele tiver os cuidados necessários, ele poderá viver bem mais.
Personalidade do Borador
O Borador é conhecido principalmente por ter a personalidade encantadora e equilibrada. Além disso, ele poderá combinar os melhores traços de comportamento das raças do Border Collie e do Labrador Retriever.
Sendo assim, ele poderá ser muito inteligente, já que ele poderá herdar a inteligência do Border Collie, uma raça que é considerada uma das raças mais inteligentes. Dessa forma, o treinamento poderá ser facilitado e o Borador poderá aprender truques e comandos rapidamente. Também, ele poderá ser excelente em atividades como obediência e agilidade.
Ademais, ele poderá herdar o entusiasmo e a necessidade de exercício do Labrador Retriever. Assim, ele poderá ser muito ativo, sendo que caminhadas e brincadeiras poderão ser essenciais para manter ele feliz e evitar comportamentos destrutivos.
É conhecido por ser muito leal aos seus tutores, gostar de passar longos períodos com eles e ser muito carinhoso. Não gosta de passar muito tempo sozinho e adora chamar a atenção da família.
Em relação à socialização, ele poderá estar muito atento a pessoas estranhas e mudanças no ambiente. Dessa maneira, ele poderá latir bastante quando avistar pessoas estranhas.
Cuidados com a raça
Como a pelagem do Borador é curta, uma escovação semanal dos pelos poderá ser suficiente para remover os pelos soltos e manter o brilho da pelagem. No entanto, nos períodos de troca de pelo, a escovação deverá ser mais frequente.
Além disso, ele poderá ter muita energia, dessa forma, ele precisa de exercício regularmente. Caminhadas, jogos de brusca e brincadeiras como frisbee ou agility poderão ser ótimas opções para ele.
Também, por ser muito inteligente, ele precisa de desafios mentais para evitar o tédio e comportamentos indesejáveis. Brinquedos e treinamentos poderão ajudar a manter a mente deles ativa.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre o leve para consultas e exames. Ademais, peça orientações a esse profissional quanto à alimentação balanceada, higiene dos dentes e orelhas, corte das unhas, vacinas, dentre outros.
Por fim, certifique-se de que o ambiente seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Zele pela limpeza do ambiente e dos pertences do seu cachorro.
Curiosidades sobre a raça
- Perfeito para famílias ativas: Como o Borador combina a energia, sociabilidade e inteligência do Border Collie e do Labrador Retriever, ele poderá ser uma companhia perfeita para famílias que gostam de praticar esportes ao ar livre.
- Poderá latir bastante: Ele poderá adorar se comunicar com os tutores, uma característica herdada do Border Collie.
- Cachorro híbrido: Embora seja muito popular, o Borador não é reconhecido como uma raça oficial por organizações como o AKC (American Kennel Club).
Qual o valor de um cachorro Borador?
O valor de um cachorro Borador poderá ser de até 3 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a localização geográfica, linhagem do animal e se ele é macho ou fêmea.
Além disso, antes de adquirir um animal dessa raça, faça uma pesquisa e visite o canil para verificar o modo como os criadores tratam os animais que vivem nesse local. Também considere a adoção de um cachorro Borador, que você poderá encontrar em ONGs, abrigos de animais e até mesmo em grupos sobre a raça em redes sociais.
Caso você não encontre esse cachorro para adotar, considere a adoção de um cachorro sem raça definida. Adotar um cachorro é ganhar um companheiro fiel que só precisa de uma chance para transformar sua vida!
Como é o filhote de Borador?
O filhote de Borador é muito encantador! No quesito aparência, ele poderá ter patas grandes, que indica que ele crescerá bastante; a pelagem poderá ser curta, os olhos grandes e de cor castanha.
Desde cedo, o filhote de Borador poderá demonstrar curiosidade e energia. Poderá gostar muito de explorar o ambiente ao seu redor, gosta muito de brincar e é muito inteligente. Em resumo, ele poderá ser muito fofo, inteligente e alegre.