Boerboel: saiba tudo sobre esse cachorro encantador

boerboel
Boerboel (Reprodução: Pixabay)

O cachorro Boerboel combina inteligência e lealdade. Ele teve origem na África do Sul para proteger propriedades contra predadores selvagens, mas, por conta da sua afetuosidade com a sua família, se tornou um cachorro de companhia.

Com seu olhar atento e postura segura, ele transmite confiança e respeito, sendo um dos cães mais admirados por quem entende de proteção com equilíbrio emocional.  Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o Boerboel.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça incrível. Confira!

Origem da raça

O cachorro Boerboel teve origem na África do Sul. Em que a sua história começou durante os séculos XVII e XVIII, quando colonizadores europeus, principalmente holandeses, alemães e franceses, levaram os seus cachorros de guarda e trabalho para a África do Sul.

Acredita-se que ele seja descendente dos cachorros Mastiffs europeus, Buldogues antigos e cachorros locais. Essa mistura de raças originou um cachorro resistente, inteligente e poderoso, que tinha a função de proteger fazendas contra predadores como leopardos, hienas e intrusos humanos.

Inclusive, o seu nome “Boerboel” vem do africâner, e “Boer” significa “fazendeiro” e “Boel” é um “cão grande”.

Atualmente, ele está ganhando popularidade no mundo todo por ser um excelente cão de guarda e companhia.

Características físicas do cachorro Boerboel

Em relação às características físicas, o Boerboel possui uma personalidade encantadora. Ele é um cachorro de porte grande, ou seja, os machos poderão medir até 70 centímetros na cernelha, enquanto as fêmeas poderão medir até 65 centímetros na cernelha. O peso dele poderá variar de 50 a 90 quilos.

O corpo dele é musculoso, a cabeça é grande, larga e forte, e o focinho é largo e quadrado. Os olhos são de tamanho médio e castanho e as orelhas são de inserção alta, em formato de “V” e caídas próximas à cabeça.

No quesito pelagem, ela é curta, densa, lisa e muito brilhante. As cores aceitas são Fulvo (fawn), Vermelho, Marrom, Tigrado (brindle) e Preto. Além disso, máscara preta no focinho é comum.

A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 12 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.

Personalidade do cachorro Boerboel

A personalidade do cachorro Boerboel é marcada pela sua lealdade e inteligência. Sendo assim, ele é um cachorro muito leal e afetuoso com os seus tutores.

 Ele possui o instinto protetor, dessa forma, ele é do tipo que está sempre pronto para defender a sua casa, mas também para te fazer companhia ao fim do dia.

Apesar do seu tamanho imponente, ele é surpreendentemente calmo e equilibrado dentro de casa. Ele precisará ser treinado e socializado desde filhote. Isso se deve ao fato de que ele é reservado com pessoas desconhecidas.

Cuidados com a raça

O cachorro Boerboel precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos uma vez na semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.

Embora seja um cachorro de porte grande, ele não é hiperativo, sendo assim, caminhadas, brincadeiras e brinquedos interativos poderão ser ótimas opções para ele e evitar comportamentos destrutivos.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações a esse profissional quanto à alimentação balanceada, limpeza das orelhas e dos olhos, higiene dos dentes, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como cobertas, camas, comedouros, dentre outros.

Qual é o preço do Boerboel?

O preço de um cachorro Boerboel poderá ser de até 5 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e segundo a sua linhagem.

Antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil para verificar o modo em que os animais são tratados. Além disso, considere a adoção de um Boerboel ou até mesmo de um cachorro sem raça definida. Você poderá encontrar em ONGs de animais ou até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça ou a cachorros em geral. Adote!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.