
O Bichon Bolonhês é um cachorro de porte pequeno, possui a aparência encantadora e tem o temperamento dócil e afetuoso. Ele teve origem no sul da Itália, em uma cidade chamada Bolonha.
No entanto, apesar de ainda ser pouco conhecido, ele conquistou várias pessoas ao redor do mundo pelo seu jeito carinhoso, fácil de conviver e muito leal. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o Bihon Bolonhês.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!
Origem da raça
O Bichon Bolonhês teve origem na Itália, na cidade de Bolonha, de onde vem o seu nome. Esse cachorro pertence à família dos Bichons, que é um grupo de cães pequenos, de pelagem branca e longa, que inclui outras raças como o Bichon Frisé, o Maltês e o Bichon Havanês.
Acredita-se que o Bichon Bolonhês tenha se desenvolvido a partir de cachorros trazidos do sul da Itália por volta do século XI. Além disso, esse cachorro era muito apreciado por famílias aristocráticas, como os Médici, durante o período do Renascimento. Inclusive, elas trocavam esse cachorro como presentes entre cortes reais.
Características físicas do Bichon Bolonhês
Em relação às características físicas, o Bichon Bolonhês é conhecido pela sua aparência delicada e exuberante. Ele é um cachorro de porte pequeno, ou seja, poderá pesar até 4 quilos e medir até 30 centímetros de altura na cernelha.
O corpo dele é compacto, quadrado e bem proporcionado, a cabeça é arredondada e proporcional ao corpo e o focinho é curto e reto. Os olhos são grandes, redondos, escuros e expressivos, e as orelhas são caídas e possuem bastante pelagem. No quesito pelagem, ela é longa, solta, macia e ondulada. A cor única e aceita oficialmente é branca pura.
A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 14 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Personalidade do Bichon Bolonhês
A personalidade do cachorro Bichon Bolonhês é encantadora. Desse modo, ele é um cachorrinho afetuoso e leal. Isso se deve ao fato de que ele é extremamente ligado à sua família e gosta de estar sempre ao lado dos seus tutores. Sendo que ele adora segui-los pela casa.
Em relação aos outros cachorros do grupo Bichons, ele é mais sossegado. Também, ele não costuma ser hiperativo, o que o torna muito adaptável a apartamentos.
Referente ao treinamento, ele aprende truques e comandos com facilidade. E, em relação à socialização, ele poderá conviver bem com outros animais de estimação, mas poderá ser um pouco reservado com pessoas desconhecidas e possui a tendência de latir para avisar a presença de alguém estranho.
Ele não lida bem com a solidão, desse modo, caso seja deixado sozinho com frequência, poderá desenvolver comportamentos destrutivos. É uma raça carinhosa, companheira, afetuosa e que se adapta muito bem a locais pequenos.
Cuidados com a raça
O Bichon Bolonhês precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Desse modo, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos três vezes por semana para evitar nós e manter o brilho da pelagem. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.
Ele não é um cachorro hiperativo, ou seja, caminhadas curtas e brincadeiras interativas poderão ser suficientes. Precisará de brinquedos para evitar o tédio.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações ao veterinário sobre alimentação balanceada, higiene da pelagem, limpeza dos olhos e orelhas, vacinas, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, comedouros, dentre outros.
Qual é o preço do Bichon Bolonhês?
O preço do cachorro Bichon Bolonhês poderá variar segundo a sua localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e conforme a sua linhagem.
Antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil para verificar o modo como eles tratam os animais que vivem nesse local. Além disso, considere a adoção de um Bichon Bolonhês ou até mesmo de um cachorro sem raça definida.
Você poderá encontrar para adotar em ONGs de animais ou até mesmo em grupos de redes sociais sobre a raça. Adote!